Mutirão de saúde realizará gratuitamente cerca de 7.500 exames em Irecê

Um mutirão de saúde realizará gratuitamente exames de análises clínicas e medicina diagnóstica em Irecê, a cerca de 480 quilômetros de Salvador, entre os dias 17 e 23 de abril. Ao todo, a ação "Voluntários do Sertão", que inclui 35 profissionais entre médicos e técnicos, vão realizar 7,5 mil exames. As carretas e os pontos de atendimento dos "Voluntários do Sertão" serão instalados no centro de Irecê, para facilitar o acesso de populações de bairros carentes, isolados e periféricos, bem como de moradores de municípios próximos.
Os atendimentos acontecerão das 8h às 17h30. Para ser atendido, o interessado devem comparecer ao local do mutirão portando cartão dos SUS e documento de identidade com foto. Nesta edição, a maioria dos exames serão de análises clínicas, que cumpre importante papel na prevenção e identificação de patologias.
Serão, no total, 5.350 exames laboratoriais, entre eles os que identificam a sífilis, doença sexualmente transmissível que vem aumentando no Brasil, e a doença de Chagas, enfermidade silenciosa que pode trazer sérias complicações quando não diagnosticada e tratada corretamente. Também serão ofertados hemograma, antígeno prostático específico (PSA) – fundamental para identificar e monitorar o câncer de próstata –, além de outros relacionados à função hepática, e o beta HCG, que sinaliza ocorrências de gravidez. Entre os exames de imagem, estão previstos mais de 300 mamografias, 1.300 ultrassonografias e 300 exames de densitometria óssea, além de eletrocardiogramas, colposcopias, vulvoscopias e cirurgias de alta frequência (CAF).
Mutirão de saúde realizará gratuitamente cerca de 7.500 exames em Irecê Mutirão de saúde realizará gratuitamente cerca de 7.500 exames em Irecê Revisado by CM on terça-feira, abril 11, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

Gbahia - Notícias da Bahia, Brasil ao Mundo