Prefeitura busca parcerias para garantir investimentos na produção de novas variedades de mandioca

Representantes da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico de São Desidério participaram de uma visita à Fazenda Modelo, na semana passada, instalada no município de Barreiras em 2013, por meio do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural.


Coordenada pelo Instituto AIBA, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), a Fazenda Modelo é um local de pesquisa e experimentação de novas cultivares que conta também com a parceria do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Ministério do Trabalho.

Durante a visita, os participantes receberam orientações técnicas e conheceram novas variedades da cultura da mandioca. A secretária de agricultura, Patrícia Rocha explica que além das informações, foi possível firmar parcerias que beneficiarão os pequenos produtores rurais do município. “Nessa visitação conhecemos quais variedades podemos cultivar em São Desidério e em breve receberemos um curso de capacitação realizado pelo Senar sobre a cultura da mandioca, instruindo os pequenos produtores”, comenta. A secretária afirma que um dos objetivos deste trabalho é aumentar a produtividade na região. “Em alguns períodos falta a maniva da mandioca, essa parceria também irá nos ajudar nessa questão”, completa.

Além da capacitação, São Desidério poderá inscrever participantes para o Programa Jovem Aprendiz na Área Rural e ajudar no desenvolvimento de pesquisas na Fazenda Modelo. Participaram da visita a secretária Patrícia Rocha, o veterinário Cleber Andrade e o técnico agrícola Erbe Pereira, além do coordenador de projetos do SPRB e também coordenador do PJA, Sunny Aaron Silva, o instrutor do Senar, Thiago da Cruz Oliveira e o gerente da Fazenda Modelo, Valmir Rocha Junior.

Texto: Jackeline Bispo
Fotos: Arquivo da Secretaria de Agricultura
Prefeitura busca parcerias para garantir investimentos na produção de novas variedades de mandioca  Prefeitura busca parcerias para garantir investimentos na produção de novas variedades de mandioca Revisado by CM on quinta-feira, abril 20, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

Gbahia - Notícias da Bahia, Brasil ao Mundo