CINCO SITUAÇÕES EM QUE PODE APANHAR UMA DST SEM FAZER SEXO

As relações sexuais desprotegidas – entenda-se sem a utilização de preservativo – é a principal forma de apanhar uma doença sexualmente transmissível, mas há mais.

A utilização de seringas contaminas também é um culpado bem conhecido, mas a partilha de objetos quotidianos como batom ou até a ida a estabelecimentos de tratamentos de estética com parca higiene também pode trazer-lhe uma surpresa desagradável.

A Cosmopolitan destaca cinco situações, que apesar de pouco prováveis, podem fazer com que apanhe uma doença sexualmente transmissível (DST):

1. Através do batom/ hidratante labial de outra pessoa. O herpes (oral e genital) apanha-se por contacto direto, por isso alguém com herpes oral pode espalhar o vírus ao usar um batom ou hidratante labial na área infetada ou se fez sexo oral há pouco. Apesar de o vírus sobreviver pouco tempo em coisas inanimadas, o melhor é mesmo não partilhar batons ou hidratantes labiais.

2. Através da barba de alguém. Já lhe tínhamos falado sobre o potencial que a barba tem como abrigo de bactérias. Os piolhos púbicos ou chatos podem abrigar-se nas barbas e depois podem ser passados.

3. Ao depilar as virilhas numa salão. Nos casos em que a cera é reutilizada há risco de apanhar uma doença sexualmente transmissível. Além disso, estudos apontam que a ação de arrancar os pelos púbicos pode prejudicar a membrana da pele que por sua vez pode acabar pode deixar que vírus e bactérias entrem no corpo.

4. Ao fazer solário horizontal. Não, os raios ultravioleta não matam as bactérias e estas podem até tornar-se resistentes tornando as camas de solário habitats perfeitos para vírus como herpes ou do papiloma humano (HPV).

5. Ao fazer uma tatuagem ou piercing. Um pouco como na depilação, o risco de contaminação depende das práticas de segurança e higiene do estabelecimento que procura. As agulhas reutilizadas podem trazer hepatite B ou C e VIH, por isso nunca aceite que usem em si agulhas que não sejam novas.
CINCO SITUAÇÕES EM QUE PODE APANHAR UMA DST SEM FAZER SEXO CINCO SITUAÇÕES EM QUE PODE APANHAR UMA DST SEM FAZER SEXO Revisado by CM on terça-feira, maio 09, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

Gbahia - Notícias da Bahia, Brasil ao Mundo