DEM diz que Neto será candidato com certeza

Faltando 17 meses para as eleições de 2018, o Democratas confirmou ontem que o prefeito de Salvador, ACM Neto, será candidato a governador da Bahia. “Encomendamos pesquisa de popularidade de Neto no interior do estado. Resultado espetacular. Certeza absoluta que será candidato”, disse em sua conta no Twitter o presidente do Democratas na Bahia, deputado federal José Carlos Aleluia. O líder democrata, contudo, não informa os números da pesquisa à qual ele se refere. Aliados do prefeito confirmaram à Tribuna que o grupo de oposição ao governador Rui Costa (PT) vem fazendo pesquisas em diversas cidades da Bahia, por meio dos prefeitos de sua base.

Principais aliados de ACM Neto, PMDB (do vice-prefeito, Bruno Reis) e PSDB assinam embaixo da declaração de Aleluia. Em entrevista à Tribuna, o deputado federal Lúcio Vieira Lima não fez cerimônia. “A candidatura de Neto realmente é certeza absoluta. Estamos recebendo as lideranças do interior já há um tempo e conversando sobre isso, estamos nos articulando. Pesquisas que recebi inicialmente em municípios de diversas regiões mostram liderança de Neto em todas as cidades. O ânimo é muito. Na região da Chapada Diamantina, por exemplo, onde o senador Otto Alencar (PSD) tem muitas lideranças, Neto está mais forte e sai na frente. Rui está atrás de Neto nas pesquisas”, disse Lúcio.

O peemedebista não quis dar palpite sobre a composição da possível chapa de ACM Neto, inclusive sobre a possibilidade de o PMDB indicar o candidato a vice. “É muito cedo para discutir composição de chapa. Importante neste momento é um candidato forte para encabeçar a chapa, e isso nós temos com tranquilidade”, afirmou Lúcio Vieira Lima. Também em entrevista à Tribuna, o presidente do PSDB na Bahia, deputado federal João Gualberto, ratificou as palavras dos líderes do DEM e do PMDB, e aproveitou para dizer que o apoio dos tucanos a ACM Neto passa pela composição de uma chapa nacional, que, segundo ele, terá um candidato do PSDB à Presidência da República com apoio do DEM.

“Certeza absoluta, só quem pode dar de fato é o prefeito ACM Neto. Mas nós do PSDB temos certeza de que ele vai aceitar nosso pedido e o pedido do povo da Bahia. Neto sempre foi o candidato do PSDB. O DEM é nosso parceiro, e inclusive vai apoiar nosso candidato à Presidência em 2018”, afirmou Gualberto. ACM Neto não se pronunciou em público sobre a pesquisa nem sobre a declaração do deputado Aleluia sobre a certeza de sua candidatura.

Aliados de Rui Costa minimizam “euforia”

Também consultadas pela Tribuna, lideranças do PT e de partidos aliados do governador Rui Costa minimizam a euforia dos entusiastas da candidatura de ACM Neto. Os governistas fazem contraponto dizendo que também aplicam pesquisas internas pelo interior, e que o resultado é favorável a Rui. Eles lembram também de pesquisas oficiais de avaliação da população sobre o governo, as quais apontam boa aceitação do petista.

Numa das últimas, feita pelo instituto Vox Populi, o governador chegou a passar dos 60% de aprovação, entre avaliações ‘ótima’, ‘boa’ e ‘regular’. Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Zé Neto desdenhou da “pirotecnia” dos democratas, dos tucanos e dos peemedebistas. “Se Aleluia diz agora que ACM Neto é candidato, então antes ele não era mais? Eles tinham jogado a tolha? Porque Neto sempre foi candidato, e agora eles fazem essa pirotecnia toda... Então ele tinha deixado de ser candidato e voltou a ser. É isso?”, questionou Zé Neto.

O líder petista disse ainda que a oposição a Rui “precisa parar de fazer espuma”. “Aleluia, Neto, Lúcio e companhia precisam parar de fazer espuma e se juntar para trabalhar pela Bahia, porque Rui já trabalha, e trabalha muito. Quando eles começarem a trabalhar pelo povo da Bahia a gente vai ficar com medo”, disparou Zé Neto.
DEM diz que Neto será candidato com certeza DEM diz que Neto será candidato com certeza Revisado by CM on quinta-feira, maio 18, 2017 Classificação: 5