Garoto de 2 anos morre após seu pai usar uma compressa de álcool para baixar sua febre. Todos devemos estar em estado de alerta

O álcool industrial deve ser utilizado com muita precaução, principalmente nas crianças. Esse é um produto forte que pode ter efeitos muito desagradáveis, e o pai de Xiao Dong percebeu isso da pior maneira. Como o filho estava com febre, ele lhe colocou uma compressa de álcool. Mas depois, tudo acabou em tragédia.

Um homem de Donnguan, China, começou a notar que seu bebê de dois anos estava com febre. O pai pensou que poderia resolver esse assunto sozinho. Então, em vez de procurar um médico, ele colocou uma compressa de álcool nas axilas do garoto para tentar que sua temperatura baixasse.

Mas a sua solução acabou se tornando num problema ainda maior. Alguns minutos após o chinês colocar a compressa em Xiao Dong, ele desmaiou. Só nessa altura é que seus pais o levaram para o hospital. Lá, eles fizeram de tudo para salvar o menino da morte.

Infelizmente, os médicos não conseguiram resgatar o garoto. No dia após dar entrada na emergência, Dong faleceu devido a uma intoxicação causada pelo metanol.
A compressa de álcool é perigosa para as crianças

O médico que tratou da criança, Dr. Ma Weike, disse que os pais ficaram em choque quando souberam que a verdadeira causa da morte foi o álcool e não a febre. O seu progenitor havia utilizado 1 litro de álcool industrial para tentar baixar a temperatura do menino.

De acordo com Marco Aurélio Safadi, professor pediatria da Faculdade da Santa Casa de São Paulo, é difícil saber qual a contribuição exata do álcool na morte do bebê. Esse produto piorou sua situação, mas pode não ter sido o único fator. No entanto, ele pede a todos os pais que não façam essas compressas, pois podem ser muito prejudiciais para a criança.

“Infelizmente, ainda existem muitos pais que acreditam que a compressa de álcool baixa a febre. No entanto, é um procedimento que traz riscos e não deve ser realizado. Pode causar queimaduras na pele na criança e, como o álcool é volátil, pode ser inalado e intoxicar a criança. Esses efeitos contraindicam formalmente essa prática”, explica o pediatra.

Para além disso, os banhos frios com álcool também devem ser evitados, pois podem fazer com que a temperatura corporal se eleve ainda mais. Em vez disso, devemos usar compressas de limão nas pernas, conta Anne Lima, uma enfermeira especialista nessas terapêuticas. Elas são bastante eficazes para controlar a temperatura corporal.

Como fazer compressas de limão
  1.      Primeiro, esprema o suco do limão em um recipiente com água fria (se possível, coloque uma metade do limão dentro da vasilha e esprema somente a outra metade).
  2.     Enrole duas toalhas turcas (de algodão), ou duas ataduras, e coloque dentro do recipiente.
  3.     Torça levemente seus panos e envolva nas pernas, desde a linha do joelho até os pés. Não faça isso se tiver os pés muito frios, esquente um pouco antes de começar o procedimento.
  4.     Mantenha as toalhas ou as faixas até perceber que elas aqueceram. Isso quer dizer que elas estão deslocando o calor daquela zona, impedindo que ele se espalhe pelo corpo.
  5.     Faça isso as vezes que forem necessárias, renovando sempre a água e o limão.
Não se esqueça: se seu filho está com febre, não use compressas de álcool. Essa “solução”, rapidamente poderá se tornar em um problema muito mais grave e irreversível. Compartilhe essa informação com todos os pais que conhece!

Fonte: Mãe Tips
Garoto de 2 anos morre após seu pai usar uma compressa de álcool para baixar sua febre. Todos devemos estar em estado de alerta Garoto de 2 anos morre após seu pai usar uma compressa de álcool para baixar sua febre. Todos devemos estar em estado de alerta Revisado by CM on segunda-feira, maio 01, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

SEJA UM OPERADOR DE COLHEITADEIRA: VAGAS LIMITADAS