Presidente do BNDES pede demissão

A presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, pediu demissão nesta sexta-feira (26). Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira (26), ela alegou “razões pessoais” para deixar o cargo. A decisão foi comunicada ao presidente Michel Temer pessoalmente pela própria Maria Sílvia.

Indicada por Temer, ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo. Em carta enviada aos funcionários do banco, a executiva diz que deixa o posto “com orgulho de ter feito parte da história da instituição”.
O BNDES informou, por meio de nota, que o diretor Ricardo Ramos, funcionário de carreira do banco, responderá interinamente pela presidência da instituição.

Crise
 
Maria Silvia deixa o BNDES em meio a uma crise deflagrada pela Operação Bullish da Polícia Federal. A investigação apura fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo banco de fomento por meio de sua subsidiária, BNDESPar, à JBS por meio do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. A PF suspeita que o ex-ministro tenha sido um dos mentores e organizador, por meio de sua empresa de consultoria, da transformação da JBS na maior empresa de carnes do mundo.

Por conta da operação, diversos funcionários do banco foram sofreram condução coercitiva, prática criticada dentro da instituição. Em entrevista, logo após a operação, Maria Silvia defendeu funcionários do banco: “É do interesse do seu corpo funcional e da atual diretoria cooperar ostensivamente para saber se o banco foi usado por terceiros, pois seus empregados cumpriram seu papel de forma proba”.
Presidente do BNDES pede demissão Presidente do BNDES pede demissão Revisado by CM on sábado, maio 27, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

Gbahia - Notícias da Bahia, Brasil ao Mundo