Profissionais de Saúde de São Desidério recebem treinamento com oftalmologista sobre Teste do Olhinho

Médicos e enfermeiros da Atenção Básica do município de São Desidério participaram na manhã desta quinta, 11, de uma Capacitação sobre o teste do reflexo vermelho, conhecido como “Teste do Olhinho”, realizado em recém-nascidos nas Unidades de Saúde. Realizada no auditório do Posto de Saúde Antônio Pereira da Rocha, o curso é uma promoção da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde.
A coordenadora da Atenção Básica do município, Tatiane Rodrigues, destacou sobre a importância da necessidade da capacitação para os profissionais. “É a primeira vez que o curso é oferecido e por meio dele vai melhorar o acompanhamento das crianças na puericultura (período em que tem mais preocupação com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança)”, explicou.
Ministrado pelo oftalmologista da rede de saúde de São Desidério, Samuel Flávio Reis, o treinamento tem como objetivo orientar os profissionais de saúde e melhorar o acesso e qualidade da saúde visual do município. “É um teste de triagem. A criança quando nasce não tem uma visão definida até os dois anos. O teste do olhinho vai mostrar se o olho está bem formado ou não. Este teste quando feito corretamente, tem possibilidade de identificar até 80% a cegueira ou outras doenças oculares”, afirmou o oftalmologista.
O teste – O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho pode ser feito até 30 dias após o nascimento da criança. É um exame realizado por meio de uma fonte de luz, que sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo. Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada, nestes casos a criança é encaminhada ao oftalmologista para exames mais completos.
“Para nós, esta ação é excelente, porque para o quadro profissional, é importante obter este conhecimento por meio de um especialista da área, ainda mais por se tratando de um exame de prevenção, de suma importância para o recém-nascido, e que permite referenciar o paciente para tratamento adequado”, destacou o clínico geral, Mário Marques de Araújo. “Enquanto enfermeiros, somos nós que fazemos a consulta de puericultura nos Postos de Saúde, podendo detectar através do teste de olhinho, possíveis alterações e encaminhar para o oftalmologista para melhor diagnóstico e tratamento precoce”, complementou a enfermeira Ana Carla Moreira.

Outras doenças – Durante o curso, o oftalmologista também orientou os participantes acerca de outras doenças oculares que também são comumente diagnosticadas no município, a exemplo da catarata, do pterígio e glaucoma. “Muitas vezes os pacientes pensam que a consulta oftalmológica se resume ao uso de óculos. É importante os profissionais conhecerem as doenças e saber orientar os pacientes, encaminhando-os ao tratamento correto e, a depender do caso, a cirurgia, pois o município já realiza cirurgias oftalmológicas mensais”, complementou o oftalmologista.

Fonte:Ana Lúcia Souza/ASCOM
 prefeitura de São Desidério




Profissionais de Saúde de São Desidério recebem treinamento com oftalmologista sobre Teste do Olhinho Profissionais de Saúde de São Desidério recebem treinamento com oftalmologista sobre Teste do Olhinho Revisado by CM on sexta-feira, maio 12, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

Gbahia - Notícias da Bahia, Brasil ao Mundo