União dos agricultores e otimismo com a safra agrícola marcam abertura da Bahia Farm Show 2017

Motivados pelos bons números da safra 2016/2017, a união dos agricultores e o otimismo foram ressaltados como os principais fatores que levaram a 13ª edição da Bahia Farm Show, aberta nesta terça-feira (30), para o patamar internacional, atraindo expositores e caravanas de outros países, como Alemanha, Gana, Índia e Estados Unidos. Durante a solenidade de abertura, agricultores, expositores e representantes de instituições financeiras ressaltaram sobre o protagonismo do agronegócio para o desenvolvimento socioeconômico da região do Matopiba (fronteira agrícola que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).


O presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, ressaltou a importância dos agricultores diante da tecnologia desenvolvida e difundida na Feira. “Se não fosse o empenho coletivo, de todas as pessoas envolvidas, não teríamos condições de fazer um trabalho tão bem feito. Esse é o lugar para encontrar os amigos, ensinar, aprender, ver as inovações, conhecer as máquinas, trabalhar com irrigação, conversar sobre o potencial hídrico do oeste”, pontuou.

Já consolidada como um dos maiores eventos de tecnologia agrícola do Brasil, a Feira espera receber, durante os cinco dias, mais de 60 mil pessoas, que devem conferir todas as novidades em tecnologia agrícola, expostas nos mais de 200 estandes de máquinas e implementos agrícolas.

Produtor homenageado desta edição da feira, Odacil Ranzi, foi um dos pioneiros no cultivo e no desenvolvimento tecnológico da soja no oeste baiano. “Estamos estabelecidos há 37 anos na região, com trabalho profícuo, trazendo renda, desenvolvimento e empregos para a nossa região. Fomos pioneiros no plantio da soja, do feijão carioca, na rotação de culturas com o plantio de milho e no plantio do algodão”, ressaltou. Odacil foi lembrado também pela condução dos trabalhos como vice-presidente da Aiba e na participação da organização das duas últimas edições da feira.
Presente na abertura, o vice-governador da Bahia, João Leão, parabenizou os agricultores baianos pelo sucesso da organização de mais uma edição da Bahia Farm Show. “Esta imensidão de evento só é possível graças à força dos produtores que se dedicaram a estas terras”, ressalta ele, ao adiantar que o governador da Bahia, Rui Costa, visitará a Feira na próxima sexta-feira (2). Na oportunidade, o governo do Estado anunciou convênios para fomentar a agricultura, por meio da concessão de títulos de terras aos agricultores do oeste da Bahia, e uma parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) para o desenvolvimento de suinocultura no município de Barra.
Para o secretário de agricultura, Vítor Bomfim, a realização da Feira neste ano está cercada de boas expectativas por conta da safra, superando os anos difíceis que os agricultores atravessaram. “É preciso que a gente facilite a concessão das licenças ambientais, sobretudo nas áreas onde há o cultivo há bastante tempo, para que não seja necessária a renovação todos os anos”, afirma.

Já o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, reforçou a luta dos agricultores diante dos entraves de logística e burocráticos, principalmente em relação aos licenciamentos ambientais, sugerindo uma plataforma única específica para a região como forma de desburocratizar a produção fomentada pelo oeste da Bahia. “Juntamente com outras associações de agricultores, também lanço outro desafio para que seja assinado pelo governador que uma pequena parcela do recurso do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) para o Prodeagro (Programa de Desenvolvimento do Agronegócio) para que seja revertido para investimentos em melhorias e logística, a exemplo das estradas”, afirma.


SERVIÇO:

Bahia Farm Show 2017

Data: 30 de maio a 03 de junho de 2016

Local: Complexo Bahia Farm Show: BA 020/242, km 535 - Luís Eduardo Magalhães – Bahia

www.bahiafarmshow.com.br








União dos agricultores e otimismo com a safra agrícola marcam abertura da Bahia Farm Show 2017 União dos agricultores e otimismo com a safra agrícola marcam abertura da Bahia Farm Show 2017 Revisado by CM on terça-feira, maio 30, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

Gbahia - Notícias da Bahia, Brasil ao Mundo