4º BEC comemora 45 anos de serviços prestados ao Oeste da Bahia

Os 45 anos de trabalho e serviços prestados pelo 4º Batalhão de Engenharia e Construção – 4º BEC, “Batalhão General Argolo”, em prol da região Oeste da Bahia foram comemorados na manhã desta sexta-feira, 30. Presente ao evento, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado da vice Karlúcia Macêdo, levou o seu abraço ao comandante do batalhão, Cel. Jonny Ferreira Machado. “O 4º BEC que acompanho desde menino quando ele se instalou em Barreiras, se funde com a história do oeste baiano, ao concluir a BR 020/242, de Ibotirama a Formosa (GO), o batalhão abriu uma das estradas mais importantes para o desenvolvimento regional, além de construir pontes e outras obras que ajudaram a projetar nossa região no cenário nacional. Os meus parabéns a todos os homens e mulheres que escreveram esta história e aos que continuam a escrevê-la, especialmente a comunidade cearense que veio com o 4° BEC de Crateús”, declarou Barbosa.
Sobre o 4º BEC - Em 31 de março de 1972 foi instalado em Barreiras o Posto de Comando do 4º BEC no prédio da Firma Sertaneja. Em 03 de julho deste mesmo ano a assinatura do decreto 70.777 pelo Presidente da República Emílio Garrastazu Médici, transferia oficialmente a sede do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, de Crateús-CE, para Barreiras. Em 25 de setembro de 1972, o 4º BEC inicia a construção da estrada entre Formosa-GO e Ibotirama-BA, o longo trecho que faltava para a ligação asfáltica Brasília-Salvador. A mão-de-obra nada mais foi que os militares e, principalmente, servidores civis que vieram de Crateús-CE para desbravar o Oeste Baiano, totalizando cerca de cinco mil pessoas, contando com os seus familiares. Aos poucos toda a estrada do trecho Barreiras/Ibotirama foi sendo concluída, até sua inauguração solene, a 09 de novembro de 1982. Ao logno dos 45 anos de atuação o 4º BEC foi responsável pela abertura de estradas, construão de pontes e obras que melhoraram a vida da população do Oeste. Neste ano de 2017, com o processo de assoreamento do Rio São Francisco, surgiu a necessidade de revitalizar o ‘’Rio da Integração Nacional’’, cuja bacia hidrográfica é a mais importante do Nordeste. O 4º BEC recebe então a missão de atuar na obra de revitalização do Rio São Francisco. (Fonte: http://www.4becnst.eb.mil.br)

 

 Prefeito Zito Barbosa participou da cerimônia festiva nesta sexta-feira, 30

4º BEC comemora 45 anos de serviços prestados ao Oeste da Bahia 4º BEC comemora 45 anos de serviços prestados ao Oeste da Bahia Revisado by CM on sexta-feira, junho 30, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

SEJA UM OPERADOR DE COLHEITADEIRA: VAGAS LIMITADAS