Após campanha, Bahia vacinou 78,6% do público-alvo contra a gripe

Um balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (12) aponta que 78,6% do público que deveria tomar a vacina contra Influenza foi imunizado na Bahia. A meta era vacinar 90% do público alvo.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, 2,9 milhões de pessoas foram vacinadas na Bahia, após a campanha que terminou na última sexta (9), após ser prorrogada por duas semanas. Ainda de acordo com o mnistério, os estados que ainda têm doses em estoque podem continuar vacinando a população.

No estado da Bahia, a adesão do público-alvo está em 66,1% entre as crianças; 88,6% trabalhadores de saúde; 74,4% gestantes; 88,8% puérperas; 101,8% indígenas; 82,8% idosos; e 91,3% entre os professores. Entre as regiões do país, o Sul apresenta maio cobertura vacinal, com 87,3%, seguida pelas regiões Nordeste (84,2%), Centro-Oeste (83,1%); Norte (82,5%) e Sudeste (79,7%).

Em todo o país, 46 milhões de pessoas foram vacinadas, incluindo a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com comorbidades e população em geral. O público-alvo da campanha no país, que não considera esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 82,5% foram vacinados.

Salvador

Apesar da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza ter encerrado na última sexta-feira, as 126 unidades básicas de saúde de Salvador vão continuar imunizando a população que ainda não se vacinou, até acabar o estoque. A estimativa é que cerca de 140 mil doses ainda estão à disposição dos cidadãos soteropolitanos. O atendimento nas salas de vacina ocorre das 08h às 17h.

Segundo dados da prefeitura, até a última quinta-feira (8), o número de indivíduos imunizados era aproximadamente 495 mil pessoas, o que correspondia a pouco mais de 70 % do público-alvo da campanha.

O público-alvo da campanha é formado por idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade que residem em Salvador.

Dentro do público-alvo da campanha, os menores índices de adesão foram crianças (de 6 meses a menores de 5 anos) com 48,9% e gestantes com 56,2%. A campanha incluiu pela primeira vez os professores do ensino público e privado. Mais de 19 mil profissionais da educação foram imunizados na capital baiana.
Após campanha, Bahia vacinou 78,6% do público-alvo contra a gripe Após campanha, Bahia vacinou 78,6% do público-alvo contra a gripe Revisado by CM on terça-feira, junho 13, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

Pai publica foto de sua filha nas redes sociais. Quando as pessoas se apercebem desse detalhe, ficam absolutamente revoltadas!

Quem tem crianças sabe que todo o cuidado é pouco para as proteger. Basta um segundo de distração para acontecer uma verdadeira catástrofe...