Mais de 1,3 mil condutores têm carteira de habilitação suspensa pelo Detran na BA por infrações - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

Mais de 1,3 mil condutores têm carteira de habilitação suspensa pelo Detran na BA por infrações

Mais de 1,3 mil condutores foram punidos com a suspensão do direito de dirigir pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), informou o órgão nesta sexta-feira (28). Os processos referem-se a infrações cometidas entre anos de 2015 e 2016.

O Detran informou que começou a aplicar as penas no início da semana. As 1.326 penalidades variam de um mês a dois anos, não cabendo mais recurso, conforme o órgão. As infrações foram punidas somente agora, segundo o Detran, em virtude do processo burocrático.

Os condutores punidos devem entregar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao órgão. Quem for flagrado dirigindo com a carteira suspensa poderá ter o documento cassado.

Os casos julgados correspondem aos motivados por infrações diretas, diferente de situações em que o condutor atinge 20 pontos ou mais na carteira, no prazo de 12 meses.

“Dirigir sob efeito de álcool, recusar o teste do bafômetro, exceder em 50% o limite de velocidade e não usar capacete são algumas das infrações gravíssimas que motivaram a suspensão dessas CNHs”, explicou, em nota enviada à imprensa, o coordenador de Acompanhamento de Processos de Habilitação do Detran, Jânio Natal Júnior.

Uma nova remessa de carteiras de habilitação suspensas deve ser anunciada na segunda-feira (31), conforme o Detran. O número de carteiras suspensas nessa nova remessa ainda não foi informado. O Detran disse apenas que se tratam de punições por acúmulo de pontos na CNH.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê ainda a detenção do condutor, de seis meses a um ano, e multa, além de ficar sem dirigir pelo mesmo período que havia sido suspenso anteriormente, caso seja flagrado dirigindo com a habilitação suspensa.

Para voltar a ser habilitado, o condutor punido deverá cumprir o prazo de suspensão, fazer o curso de reciclagem em uma autoescola credenciada ao Detran e ser aprovado no teste de legislação.

Processo

Notificado pelo Detran em processo de suspensão do direito de dirigir, o condutor tem 30 dias para apresentar a defesa prévia, por meio de carta.

Se a defesa for deferida, o processo é arquivado. Caso contrário, o motorista pode entrar com recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), no prazo também de 30 dias.

Se houver novo indeferimento, ainda resta a alternativa de recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), a última instância do julgamento. Para a decisão do colegiado, não cabe recurso, como ocorreu com as suspensões anunciadas pelo órgão.
Mais de 1,3 mil condutores têm carteira de habilitação suspensa pelo Detran na BA por infrações  Mais de 1,3 mil condutores têm carteira de habilitação suspensa pelo Detran na BA por infrações Revisado by CM on sexta-feira, julho 28, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...