Profissionais de Segurança Publica participam de palestra sobre suicídio em Barreiras. - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

Profissionais de Segurança Publica participam de palestra sobre suicídio em Barreiras.

Profissionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, estiveram reunidos na manhã do dia 25, na Casa da Cultura em Barreiras, discutindo o tema: Quando o sofrimento se transforma em uma fatalidade.

O evento contou com os palestrantes Francisco Honorato (Psiquiatra), Tiago Lyra Campos (Psicólogo e PM), Renilson Freitas Junior (Terapeuta), também estiveram presente o Tenente Jorge Correia de Araújo (Representante do CPRO), Tenente Coronel Camilo Otavio Uzeda (Cmt do 10° BEIC), O evento foi realizado pela Polícia Militar da Bahia, através da 10° BEIC e da UBS (Unidade Básica de Saúde), coordenada pelo do Sargento Romenil. Foram discutidos os tipos de comportamentos e os fatores físicos, sociais e psicológicos que levam a pessoa a se tornar um suicida.
Na abertura dos trabalhos, o diretor do Departamento de Saúde, Clóvis Ribeiro, falou sobre a importância da conferência para a Corporação. “Nosso propósito é agir preventivamente para que o policial militar esteja consciente nas sinalizações que levam ao suicídio para agir em benefício próprio ou de outras pessoas”, enfatizou.

O Palestrante Tiago Lyra Campo, em seu discurso disse que a segurança pública está constantemente vivendo situações de estresse, de risco da própria vida, lidando com a morte de elementos do crime e de colegas de trabalho, certamente isso interfere na qualidade de vida desse Policial/Guarda municipal e isso tende a produzir níveis de estresse maiores e se tornam mais vulneráveis do que uma pessoa que tem uma profissão menos arriscada por isso a importância de falar sobre suicídio para a classe.


Em vários momentos da vida, algumas pessoas podem pensar em suicídio por não encontrarem saída para certos problemas que surgem, sentem-se sem esperança e uma grande angústia vem acompanhada com o pensamento de se privarem do direito de viver. O suicídio é acometido por vários fatores sendo eles sociais, médicos, psicológicos, ambientais, filosóficos existenciais, biológicos e outros, enfim udo que compreende a essência do comportamento humano pode ser um fator.

Segundo algumas pesquisas, de 10 pessoas que possuem pensamento suicida, 8 cometem suicídio, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 40 segundos uma pessoa morre vitima de suicídio no mundo, ao longo de um ano somaria mais de um milhão de pessoas e muitas dessas mortes são noticiadas de outra forma.

A maioria dos casos de suicídio pode ser prevenido se tiver uma consciência social, um princípio ativo de prevenção. Transtornos de personalidade, depressão, ansiedade, abuso de medicações psicoativas, isolamento social, dificuldades financeiras, comportamentos estranhos estão diretamente atrelados ao suicídio.

“A intenção dessa palestra foi de capacitar os agentes de segurança para estarem atentos aos sinais de alerta, pois já aconteceu um suicídio de um oficial superior em salvador, e foi chocante pois era uma pessoa que gozava plenamente das suas faculdades mentais, um profissional de excelência, isso acendeu nosso sinal de alerta”. Frisou o palestrante.

As mulheres tentam suicídio em média três vezes mais do que os homens, provavelmente por isso estar relacionado com a maior incidência de depressão entre elas, porém, às vezes, os homens têm mais êxito em se matar do que as mulheres.

“Toda forma de suicídio deve ser levada a sério, já que uma pessoa que fala sobre suicídio pode realmente tentá-lo. É preciso ouvir a pessoa sem julgá-la, acreditar no que ela está dizendo e oferecer ajuda. Converse com ela sobre a probabilidade de procurar ajuda profissional, encaminhando-a para uma avaliação psiquiátrica e psicológica”. Finalizou.

Fonte: Blog Bahia/Reportagem: João Batista




Profissionais de Segurança Publica participam de palestra sobre suicídio em Barreiras. Profissionais de Segurança Publica participam de palestra sobre suicídio em Barreiras. Revisado by CM on quinta-feira, julho 27, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...