TROFÉU IMPRENSA OESTE 2017, DIA 23 DE NOVEMBRO ÁS 19 HORAS NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE BARREIRAS, VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO
Ex-governador do DF Joaquim Roriz tem a perna amputada - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

Ex-governador do DF Joaquim Roriz tem a perna amputada

O ex-governador do Distrito Federal (DF) Joaquim Roriz amputou a perna direita, na altura do joelho, por causa de complicações do diabetes. Ele está bem e deve receber uma prótese. Há duas semanas o ex-governador amputou dois dedos do pé, mas precisou de nova cirurgia depois de ter recebido alta.

Segundo a assessoria de imprensa de sua filha, a deputada distrital Liliane Roriz (PTB), a previsão é que o ex-governador tenha alta nos próximos dias. A cirurgia foi realizada ontem no Hospital do Coração, em Brasília.

Roriz tem 81 anos e também sofre de insuficiência renal. Ele foi governador do DF em quatro mandatos.

MENSALÃO DO DEM

Joaquim Roriz foi um dos políticos investigados na Operação Caixa de Pandora, deflagrada pela Polícia Federal (PF) a partir de informações e provas fornecidas pelo delator Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do DF nos governos de Roriz e José Roberto Arruda.

Durval foi quem delatou o escândalo conhecido como "Mensalão do DEM". Ele ficou famoso por gravar vídeos ao entregar dinheiro de propina para parlamentares distritais e até para o ex-governador José Roberto Arruda. Foi a primeira prisão de um governador no exercício do mandato.

Oito anos antes de Joesley Batista, dono do frigorífico JBS, gravar o presidente Michel Temer, Durval Barbosa flagrou em vídeo o ex-governador do DF José Roberto Arruda. O escândalo ficou conhecido como "Mensalão do DEM" e tratava do pagamento de propina a deputados distritais em troca de apoio político.

De acordo com as investigações da Polícia Federal, o esquema de corrupção era abastecido por dinheiro desviado dos contratos de informática do governo do Distrito Federal. O escândalo veio à tona em 2009.

No entanto, o esquema já era operado por Durval desde 2003. O início foi durante a gestão de Joaquim Roriz e o término, no governo de Arruda. Durval disse que, ao longo desses anos, passaram por suas mãos R$ 170 milhões.

Em junho de 2012, o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ofereceu denúncia contra 37 investigados no escândalo. Apesar de ser referido na denúncia, Roriz não foi acusado de crime algum. Devido à sua idade avançada, os crimes teriam prescrito.

Em abril de 2014, a 7ª Vara Criminal de Brasília aceitou a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP-DFT) sobre o mensalão do DEM e abriu 17 ações penais contra os envolvidos na Operação Caixa de Pandora.
(O Globo)

Ex-governador do DF Joaquim Roriz tem a perna amputada Ex-governador do DF Joaquim Roriz tem a perna amputada Revisado by CM on quinta-feira, agosto 31, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...