TROFÉU IMPRENSA OESTE 2017, DIA 23 DE NOVEMBRO ÁS 19 HORAS NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE BARREIRAS, VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO
O furacão Harvey chegou ao Texas deixando um rastro de destruição - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

O furacão Harvey chegou ao Texas deixando um rastro de destruição

O pânico e a ansiedade se apossaram dos moradores do Texas depois de dias de advertências sobre possíveis efeitos do furacão Harvey neste fim de semana. Centenas de pessoas já estão em albergues, enquanto milhares preparam suas casas para enfrentar um potencial desastre. Os supermercados de Houston estão com as prateleiras sem água, leite e artigos não perecíveis, enquanto a demanda dos habitantes da cidade e dos subúrbios continua aumentando. A previsão é que o Harvey toque terra entre Houseon e Corpus Christi na madrugada desta sexta-feira para sábado.

As filas nos postos de gasolina começaram desde quinta-feira, depois de dois relatórios sobre a magnitude que o furacão alcançará. Por volta do meio dia desta sexta-feira, o Harvey já era de categoria 3, com ventos de 195 quilômetros por hora. Durante a tarde, atingiu a categoria 4 e já é o furacão mais poderoso a tocar terra nos Estados Unidos desde o Wilma, em 2005. Passou de tempestade tropical a potencial desastre em apenas 24 horas, fortalecido pela temperatura elevada da água, de um modo incomum no Golfo do México.
As projeções meteorológicas alertam para mais de 60 centímetros de água decorrente das chuvas. O Serviço Nacional de Meteorologia (NOAA) prognosticou “inundações com efeitos catastróficos e que ameaçam a vida” em zonas do sul do Texas, cheio de pequenos povoados pesqueiros à mercê do mar. O furacão provocará um aumento repentino do nível do mar que pode chegar a quase quatro metros em alguns pontos.

Em 2005 o furacão Katrina tocou terra em Nova Orleans com categoria 3. O rompimento da represa que protege a cidade do mar provocou uma catástrofe: mais de 1.200 mortes e 108 bilhões de dólares (340 bilhões de reais) em prejuízos.
O Governo do Texas insistiu em que as pessoas têm de se preparar para o pior. Em uma mensagem nesta sexta-feira pela manhã o governador do Estado, Greg Abbot, fez um chamado a todos para se prepararam. “Peço aos texanos que estejam no caminho do Harvey que sigam os alertas e ordens de saída dados pelas autoridades locais antes que a tempestade toque terra”, disse. Abbott declarou zona de desastre 30 condados e pôs o Centro de Operações do Departamento de Segurança Pública em nível de alerta.
Prevê-se que as áreas costeiras sejam as mais afetadas. A cidade de Port Aransas e os condados de Calhoun, Brazoria, Refugio, Jackson, Nueces, San Patricio e Matagorda emitiram na quinta-feira ordem obrigatória de saída para as pessoas que vivem na área do Golfo do México e do canal intercosteiro.
As cidades de Galveston e Corpus Christi fizeram um chamado para saída voluntária da população. Todos os distritos escolares de Houston e seus subúrbios suspenderam as aulas nesta sexta-feira. As autoridades também pediram aos moradores que se preparem para cortes de luz e água por vários dias.
A cidade de San Antonio, no interior, começou a receber moradores de áreas costeiras em diversos abrigos. A área urbana tem a designação de federal e estatal como centro de evacuação. Segundo o prefeito, Ron Nirenberg, há 6.000 camas preparadas para receber as pessoas deslocadas.
Em Houston, o prefeito Sylvester Turner desmentiu rumores na mídia social em relação aos efeitos do Harvey. “Não foi emitida uma ordem de esvaziamento para a cidade e não estamos pensando nisso no momento”, declarou.
Houston é a quarta maior cidade dos Estados Unidos e tem o maior complexo de refinarias e petroquímicos do país. O canal de barcos em Houston tem centenas de tanques de armazenamento de petróleo e produtos químicos. Se algum dos tanques sucumbe em decorrência das inundações, poderia afetar milhares de pessoas em áreas próximas, segundo uma investigação realizada pelo Propublica e o Texas Tribune.
Em 2005 as inundações causadas pelo Katrina levaram à ruptura de um tanque de petróleo no canal de Houston, afetando 1.700 residências.

Em junho passado, o encarregado de terras do Estado, George P. Bush, fez um chamado a líderes locais para financiar um sistema de barreira costeira para o Texas. “Somos tão vulneráveis a uma grande tempestade como éramos em 2008, e estas são más notícias”, disse.

Enquanto isso, os preços da gasolina já começaram a subir no Estado. Refinarias no setor de Corpus Christi, como a Citgo Petroleum, Flint Hills e Valero Energy, suspenderam temporariamente a produção. Mais de 25% da gasolina disponível para os Estados Unidos é refinada na costa do Golfo do Texas, segundo o Departamento de Energia.
O furacão Harvey chegou ao Texas deixando um rastro de destruição O furacão Harvey chegou ao Texas deixando um rastro de destruição Revisado by CM on sábado, agosto 26, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...