Com câncer, paciente cola grau e recebe diploma de faculdade na cama de hospital - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

Com câncer, paciente cola grau e recebe diploma de faculdade na cama de hospital

Nem o câncer e a internação hospitalar impediram Vania Gonçalves Willrich, de 48 anos, de realizar o sonho de se formar em pedagogia. Debilitada e impedida de deixar a unidade de saúde por indicação médica, a professora de Blumenau, no Vale do Itajaí, recebeu o diploma na cama do hospital na quarta-feira (27).

Desde 2016, ela faz tratamento contra o câncer e dá exemplo de coragem e persistência.

“Ela concluiu o curso com 100% de frequência, mesmo com as dores causadas pela doença, durante a quimioterapia e radioterapia, recusou-se a faltar aulas. Quando não conseguia dirigir, eu a levava à universidade e depois à sala de aula com uma cadeira de rodas. Da mesma forma, ela experimentou a toga e o vestido do baile. Foi muito emocionante vê-la concretizar esse sonho”, contou o marido Carlos Alberto Willrich.



Câncer

Vania recebeu em 2016 o diagnóstico de câncer de mama. Fez mastectomia, mas depois apareceram três tumores no cérebro, seguidos de tumores nas costas e na medula.

“Há 10 dias, ela está internada, muito debilitada. Nesta fase, os médicos informaram que não são indicadas cirurgia, quimio ou radioterapia. Agora, nosso esforço é para que ela não sinta dor, nem sofra. Nos orgulhamos da pessoa que ela é e o do exemplo que nos dá”, relatou o marido.

Dedicação

Antes de adoecer, Vania dividia a rotina entre os cuidados com a família, o trabalho como professora em uma escola de educação infantil e os estudos.

“Em todo o tempo livre que tinha estava no computador, estudando, pesquisando e debatendo com os colegas. Quando tirava um 9 em uma disciplina, ficava revoltada, tentava entender por que não havia tirado um 10”, relatou o marido.



Antecipação da formatura

A formatura da turma de Vania será na próxima sexta-feira (6), mas depois que o estado de saúde dela se agravou a família pediu a antecipação da cerimônia.

“A reitora da universidade se dispôs a vir ao hospital, fazer a colação e entregar o diploma. O hospital também autorizou o protocolo. Foi muito emocionante”, contou o marido.

Quatro amigas de Vania que vão se formar na próxima sexta também participaram do evento.

“Nossos filhos, Guilherme e Amanda, de 23 e 16 anos, dois casais de amigos, que se revezam nos cuidados com ela no hospital também foram convidados”, disse Carlos.

“Com certeza foi um momento único e muito emocionante. Enquanto instituição, precisamos estar presentes e auxiliar nossos acadêmicos até o último ato institucional, que é a colação do grau. No caso da acadêmica, a colação, infelizmente, não pode acontecer com a sua turma, mas nem por isso deixou de ter um grande significado", disse a coordenadora da Uniasselvi de Blumenau, Glausuara Marchetti.


Por G1 SC

 
Com câncer, paciente cola grau e recebe diploma de faculdade na cama de hospital  Com câncer, paciente cola grau e recebe diploma de faculdade na cama de hospital Revisado by CM on sábado, setembro 30, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...