Enfermagem e Psicologia da FASB promovem ação de prevenção ao suicídio durante Setembro Amarelo


Os estudantes do 8º ano de Enfermagem e Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) se engajaram nesta quarta-feira (27) na luta para prevenção ao suicídio durante a Campanha Setembro Amarelo. Orientados pelos professores Ericka Dorfey, de Enfermagem, e Christian Morales, de Psicologia, 12 deles percorreram as salas de aula nos períodos matutino e noturno onde discorreram sobre o tema do Mês de Prevenção ao Suicídio – Falar é a Melhor Solução.  Além de entregarem material educativo, eles conversaram com os demais estudantes da instituição sobre a importância de se abrirem para apoiarem amigos e familiares que podem sofrer com sentimentos negativos, rejeição, perda ou dor que podem levar ao suicídio.


Ao passar por uma preparação prévia, Caroline Pereira, do 8º semestre de Enfermagem, acredita na ação como reforço da campanha junto aos estudantes da instituição. “Suicídio não é doença. As consequências de um sofrimento psíquico e emocional é que podem levar à tentativa de tirar a própria vida. Dividir essa dor com alguém próximo pode ser o primeiro passo para aliviá-la”. Para Maria Soane, do 8º período de Psicologia, o alerta da campanha Setembro Amarelo é também um recado para quem pode ajudar a aliviar a dor e o sofrimento de quem passa por uma situação emocional de instabilidade. “É preciso saber escutar, sem julgar as ações ou pensamentos, transmitindo à pessoa que entendemos a situação”, explica.

Durante as intervenções em sala de aula, os acadêmicos lembraram do Serviço de Acolhimento Psicológico (SAE) oferecido pela Clínica Escola de Psicologia, que funciona na Unidade de Serviços da FASB, que está disponível para atender especificamente as demandas e situações de fragilidade emocional que podem ser vivenciadas pelos estudantes da instituição. A ação contou com a parceria do Rotaract Clube. Nesta sexta-feira (29), a FASB também integra a “Caminhada a Favor da Vida” promovida pela Comissão de Prevenção ao Suicídio com saída da Câmara de Vereadores de Barreiras.

Colaboradores – A Campanha Setembro Amarelo também foi reforçada junto aos funcionários da FASB, que participaram na tarde desta quarta-feira (27), de uma palestra com o psiquiatra Alexandre Rizkalla, que discorreu sobre as principais causas e fatores do suicídio. Ele também apontou os principais sinais de alerta e as formas de prevenção e tratamento, que deve ter no apoio de familiares e amigos, o maior e mais forte componente. Um detalhe importante informado pelo médico durante a palestra chamou a atenção dos colaboradores. “Nosso País ocupa a alarmante colocação de oitavo lugar em número de suicídios no mundo”, alertou. A ação dos colegiados de Psicologia e Enfermagem contou com o apoio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) para mobilizar os colaboradores da instituição.

Barreiras Notícias/Araticum
Enfermagem e Psicologia da FASB promovem ação de prevenção ao suicídio durante Setembro Amarelo Enfermagem e Psicologia da FASB promovem ação de prevenção ao suicídio durante Setembro Amarelo Revisado by Oeste Politica on quinta-feira, setembro 28, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games estão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone: 77 3613-0502 | 99998-9112 ...