Reforma trabalhista é tema de palestra para estudantes do EJA em Barreiras


Atividade integra o projeto “FASB em Ação” que vem levando conhecimento por meio de palestras para estudantes de ensino médio 

Os estudantes de duas turmas de Educação De Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Antônio Geraldo participaram na noite desta segunda-feira (4) de uma palestra com o tema "Direitos Sociais e Reforma Trabalhista". Promovida pela Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), a ação contou com a participação 25 estudantes que se aprofundaram em um tema que entrou na pauta de discussões da sociedade. A reforma trabalhista foi aprovada no mês passado e as mudanças entram em vigor no dia 11 de novembro. Ministrada pela professora do curso de Direito, Delvânia Borges, a atividade integra o projeto “FASB em Ação” que vem levando conhecimento por meio de palestras de professores de nível superior da instituição para estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas de Barreiras. 


Ao participar da palestra, a estudante Adriana Souza da Silva, explica que é muito importante conhecer as alterações da reforma de uma legislação que atinge todos os brasileiros. “A gente vive na correria do dia-a-dia e muitas vezes a gente não tem acesso à informação de forma clara. Ainda são muitos os trabalhadores que não sabem como a reforma vai mexer nos nossos direitos”, destaca. Depois da exposição durante a palestra, a estudante Luciane de Matos tomou partido e tem mais segurança ao se posicionar sobre o assunto. “Ao trazer esse debate, a FASB oferece a oportunidade de ter o conhecimento para correr atrás dos nossos direitos, e a partir daí, passar a informação para os nossos colegas de trabalho”, afirma ela, que acredita que a reforma retira direitos conquistados anteriormente pelos trabalhadores. 

Dentre as principais mudanças estabelecidas pela Reforma, estão a possibilidade de fracionamento de férias em até três períodos, aumento com possibilidade de jornada em até 12 horas diárias (mas respeitando as 44 horas semanais) e possibilidade de reduzir para 30 minutos o intervalo na jornada. A professora Delvânia Borges acredita que a atividade nas escolas é essencial para disseminar este tipo de conhecimento da área jurídica, mas que interfere diretamente na vida das pessoas. “A FASB tem uma preocupação com a coletividade, e para nós, é importante ultrapassar os muros da faculdade. Assumimos o compromisso com a coletividade, de levar a essas pessoas que não tem ainda acesso aos debates acadêmicos um pouco do conhecimento que os alunos de lá estão recebendo. E socializar esse conhecimento para que ele não fique restrito somente à academia", argumenta. 

Ariticum
Reforma trabalhista é tema de palestra para estudantes do EJA em Barreiras Reforma trabalhista é tema de palestra para estudantes do EJA em Barreiras Revisado by Oeste Politica on quarta-feira, setembro 06, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

SEJA UM OPERADOR DE COLHEITADEIRA: VAGAS LIMITADAS