Serra do Ramalho e Paratinga reforçam políticas de igualdade racial - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

Serra do Ramalho e Paratinga reforçam políticas de igualdade racial

O Território de Identidade Velho Chico possui expressiva presença da população negra e dos segmentos de povos e comunidades tradicionais. Para reforçar a implementação de políticas afirmativas de forma cooperada com o Governo do Estado, os municípios de Serra do Ramalho e Paratinga formalizaram nesta sexta-feira (15) a adesão ao Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial.


A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, disse que a participação ativa dos dois municípios no Fórum de Gestores potencializa a valorização da diversidade étnico-racial, o combate ao racismo e à intolerância religiosa, de forma interiorizada. “Esta medida coloca as gestões municipais numa posição de destaque e representa o compromisso com a população negra. O número significativo de comunidades tradicionais neste território, chegando a 35 quilombos reconhecidos, fortalece a necessidade de pactuação entre esferas governamentais na criação e execução de políticas reparatórias”, pontuou a secretária.

“Temos uma grande diversidade cultural e populacional e precisávamos de mais força para atuar junto às suas comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Com 28 anos de emancipado, nosso município oferece, assim, um olhar mais específico para estas populações”, disse o prefeito de Serra do Ramalho. Na oportunidade, o gestor anunciou a criação da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, organismo da administração local que atuará diretamente com as demandas da área.

O prefeito de Paratinga, Marcel Carneiro, afirmou que os trabalhos a serem executados terão impacto positivo nos segmentos tradicionais. “Trabalharemos no desenvolvimento do município, pelo caminho do investimento nos pescadores, agricultores e quilombolas, Vamos valorizar estas populações, gerando renda, de mãos dadas na gestão destas políticas”, destacou.

Representações – Em Serra do Ramalho a adesão ocorreu durante a abertura da 1ª Exposerra, evento com expressiva participação de agricultores familiares. Estiveram presentes o secretário de Governo, Bartolomeu Guedes, o novo gerente de Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Guedes, dentre outras personalidades e autoridades regionais.

Já em Paratinga, no mesmo território, o ato foi realizado com a participação de populações ribeirinhas, quilombolas e pescadores artesanais. Participaram, no âmbito das representações públicas, um conjunto de secretários municipais e parlamentares, dentre eles os vereadores Marcelo Rodrigues e Aristóteles Gomes. Marcaram presença, ainda, a dirigente da Associação de Pescadores A 128, Edicarla de Jesus, a presidenta da Associação do Quilombo do Tomba, Nilma Sá, dentre outras personalidades. Também no município a titular da Sepromi visitou o quilombo urbano do Tomba, organização que trabalha com ações voltadas ao empoderamento e visibilidade do seu povo, projetos de comunicação e inclusão cidadã.

Barreiras Notícias/Correio do Oeste
Serra do Ramalho e Paratinga reforçam políticas de igualdade racial Serra do Ramalho e Paratinga reforçam políticas de igualdade racial Revisado by Oeste Politica on quarta-feira, setembro 20, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...