Chefe da OMS defende que STF proíba venda de cigarros com sabor no Brasil

A chefe do secretariado da Convenção Quadro para o Controle de Tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), Vera Luiza da Costa e Silva, quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) proíba a comercialização de cigarros com sabores no Brasil. O assunto estava na pauta do Supremo na quinta-feira (19), mas foi adiado. Vera é brasileira e uma das líderes no combate ao fumo no mundo. 

Ao G1, ela afirmou que os cigarros com sabores estimula o consumo, mas não há medidas para reduzir os danos. Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda de cigarros com sabor em setembro de 2013, mas a Confederação Nacional da Indústria (CNI) entrou com ação no STF apontando suposta ilegalidade na regra. A eficácia da resolução foi suspensa pela relatora da ação, ministra Rosa Weber. O objetivo da resolução seria, conforme a agência reguladora, reduzir o consumo de cigarro entre os mais jovens.

Para a CNI, a Anvisa proibiu aditivos de forma genérica, restringindo o uso de qualquer substância que não fosse tabaco ou água, o que resultaria no banimento de praticamente todos os cigarros vendidos legalmente no país. Os produtores ainda alegam que a fabricação gera 2,5 milhões de empregos, especialmente no sul do país. Conforme a ação, cerca de 15% do tabaco produzido no Brasil é voltado para o mercado interno. A representante da OMS afirma que o Brasil “faz muito bonito no combate ao tabaco”, mas faltam algumas ações, e defende que a Anvisa tenha poderes para regular a indústria do cigarro.
Chefe da OMS defende que STF proíba venda de cigarros com sabor no Brasil Chefe da OMS defende que STF proíba venda de cigarros com sabor no Brasil Revisado by CM on segunda-feira, outubro 23, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...