Com ambulâncias sucateadas e problemas estruturais, funcionários do Samu de Ilhéus fazem paralisação de 24h - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

Com ambulâncias sucateadas e problemas estruturais, funcionários do Samu de Ilhéus fazem paralisação de 24h

Os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, paralisaram as atividades nesta sexta-feira (6), em protesto contra as más condições de funcionamento do serviço de socorro no município. Apenas 30% do efetivo está em atividade, segundo a categoria.

 Os funcionários denunciam que as ambulâncias usadas para atender à população estão sucateadas, com a suspensão solta, pneus carecas, sem cinto de segurança e sem oxigênio nos cilindros. Além disso, segundo a categoria, o rádio e o telefone da base do Samu na cidade estão quebrados, além de não haver estrutura para higienização das macas após o atendimento.

"A sala de higienização deveria ter um tanque e uma pessoa de serviços gerais para fazer essa higienização. Existe apenas uma mangueira. Quando chegam os dejetos com sangue, são os próprios funcionários, socorristas, técnicos de enfermagem, que fazem esse trabalho, que deveria ser feito por um assistente de serviços gerais", denunciou Joaques Silva, presidente do Sindicato Funcionários Públicos de Ilhéus.
 
De acordo com a categoria, o serviço de atendimento possui seis ambulâncias no município, sendo quatro básicas e duas avançadas, mas apenas uma básica e uma avançada estão em operação. As demais, conforme os trabalhadores, não funcionam. Também estão paradas as duas motocicletas do serviço, porque não estão habilitadas pelo Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde de Ilhéus, Elisangela Oliveira, informou que está tomando providências urgentes pra resolver esses problemas com o serviço e que esteve com o ministro da Saúde para tratar sobre o assunto.

“A gente está tentando junto ao Ministério da Saúde. Inclusive, vim de Brasília ontem, onde estava com o ministro da Saúde, e ele garantiu a vinda das ambulâncias novas", contou. "Nós estamos alugando duas ambulâncias novas para dar suporte. Nós já estamos mudando de local. Final do ano a gente já está em uma unidade nova, restabelecendo a questão funcional, dando qualidade aos profissionais”, completou.

Além de atender aos moradores da cidade, o Samu de Ilhéus presta socorro às populações de outras cidades da região, como Una, Gandu, Arataca, Teolândia, Valença, Uruçuca e Itacaré.
Por G1 BA


 

Com ambulâncias sucateadas e problemas estruturais, funcionários do Samu de Ilhéus fazem paralisação de 24h  Com ambulâncias sucateadas e problemas estruturais, funcionários do Samu de Ilhéus fazem paralisação de 24h Revisado by CM on sábado, outubro 07, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...