Fogo destrói 20km de área de preservação ambiental em Luís Eduardo - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Fogo destrói 20km de área de preservação ambiental em Luís Eduardo

(Foto: Reprodução/TV Oeste)
O incêndio iniciado na quarta-feira (25) em uma área de preservação ambiental na zona rural do município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, já se espalhou por cerca de 20 quilômetros de extensão, destruindo grande parte da vegetação nativa do cerrado. Imagens gravadas nesta sexta-feira (27) pelo Corpo de Bombeiros mostram o cenário de destruição deixado pelo fogo no local. Reservas florestais de, ao menos, quatro fazendas da comunidade da Muriçoca foram atingidas. 

A mata ciliar de um rio que corta a região foi praticamente destruída. Os bombeiros atuam na região com o apoio de brigadistas voluntários das fazendas e de dois aviões agrícolas, usados para jogar água sobre as chamas. O vento dificulta os trabalhos, já que ajuda o fogo a se alastrar. Além disso, há focos em áreas de difícil acesso. As chamas tiveram início por volta das 11h da quarta e, até por volta das 14h desta sexta, ainda não tinha sido controlado. Os bombeiros informaram que uma perícia será realizada para se ter a dimensão exata da área afetada e também apontar as causas do incêndio. 

A suspeita, no entanto, é de que o fogo tenha iniciado com o trabalho de limpeza de um terreno feito por um morador. "A gente pediu ajuda para os bombeiros, através de uma rede social, e estamos tentanto, mas está difícil, muito difícil", diz o agricultor Marco Ferreira, um dos que tiveram fazendas atingidas e que tentam controlar as chamas junto com os bombeiros. O também agricultor Elcio Baumann diz que a última queimada no local ocorreu há seis anos. "A gente sempre vem cuidando para evitar focos de incêndio. Mas quando acontece um acidente desse, o fogo vem de longe e a gente não consegue ter o controle que a gente desejaria ter", lamenta. 

Ações: A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) informou que as operações de combate aos incêndios florestais foram intensificadas no oeste da Bahia nos últimos dias. As ações são realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), que atua no Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Sema e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com participação das brigadas voluntárias. No município de Barreiras, o fogo foi extinto na Serra da Bandeira após destruir uma área equivalente a 50 campos de futebol. Já na cidade de Morpará, foram identificados dois pontos de queimadas, na Serra do Morpará e em uma localidade conhecida como Fonseca. Foram deslocados dez bombeiros para realizar o combate na região. O fogo chegou próximo a uma torre da central de comunicação e ao centro de abastecimento de água na cidade. As operações de combate ao incêndio continuam no município até que o fogo seja totalmente controlado, segundo os bombeiros.
 

Chapada Diamantina: Na região da Chapada Diamantina, incêndios foram controlados nas comunidades de Furnas da Onça, Riachão das Pedras e São Bartolomeu, em Piatã, segundo informações divulgadas pela Sema. No município, os incêndios existentes estão localizados em comunidades muito distantes entre si, o que, conforme o órgão, demanda tempo de deslocamento, além disso, afetam topos de serra que não oferecem acesso por veículo ou a pé, conforme o órgão. Em Rio de Contas, segundo a Sema, foi realizado o monitoramento de voo na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Barbado, onde um incêndio havia sido registrado. As áreas foram isoladas pelos bombeiros, através de aceiros, e o combate continua na região. (G1)
Fogo destrói 20km de área de preservação ambiental em Luís Eduardo Fogo destrói 20km de área de preservação ambiental em Luís Eduardo Revisado by CM on sábado, outubro 28, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

VIDRAÇARIA GLÓRIA - FAÇA SEU ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

Aqui na Vidraçaria Glória você tem preços promocionais todos os dias, o grande diferencial da Vidraçaria Glória é que você pode fazer o...