quarta-feira, outubro 25, 2017

Saúde lança sistema para monitoramento online de medicamentos do SUS

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (24) um sistema para controle e planejamento da distribuição, estoques e acesso aos medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. A Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica começa a funcionar nesta quarta, e os estados têm 90 dias para enviar as informações. De acordo com a pasta, a experiência em quatro estados (Tocantins, Alagoas, Rio Grande do Norte e Distrito Federal) mostrou que a iniciativa pode evitar desperdícios de até 30% dos fármacos entregues. Se essa economia for replicada em todo o Brasil, mais R$ 1,5 bilhão poderá ser revertido em medicamentos para a população anualmente. "Essa é uma ferramenta fundamental para que a gente possa fazer economia e otimizar os recursos da saúde.

Hoje existe uma consciência entre todos os gestores para a importância de alimentar o sistema para que possamos evitar o vencimento de medicamentos nas prateleiras, evitar que os medicamentos sejam desperdiçados e fazer o remanejamento dos medicamentos que eventualmente estejam sobrando em um determinado estado ou município para um melhor aproveitamento. Já verificamos em projeto-piloto que esse processo demostra um potencial de economia de bilhões de reais e com esses recursos vamos comprar mais medicamentos e ampliar acesso a população", afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Além do estoque, entrada, saída e dispensação de medicamentos, também poderão ser monitoradas em tempo real informações do paciente e das unidades de saúde. Todo o processo será automatizado, ou seja, o sistema já calcula possíveis perdas, sugere remanejamento de produtos ou mesmo indica o quantitativo que deve ser comprado para atender à necessidade. (BN)

Curta nossa Fan-Page

Postagem em destaque

Veja dica: COMO EVITAR ASSALTO NO SEU NEGOCIO OU COMERCIO

Resumindo com o uso da Maquininha você diminui o contato direto com dinheiro, o que resulta em mais segurança para o seu financeiro. ...