SEMATUR e EMBASA realizam ações de educação e fiscalização quanto a ligações de esgoto à rede sanitária em Barreiras - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

SEMATUR e EMBASA realizam ações de educação e fiscalização quanto a ligações de esgoto à rede sanitária em Barreiras


A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras - SEMATUR, em parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – EMBASA estão realizando orientação e fiscalização, nos bairros que já possuem rede de esgotamento sanitário, para que as residências e empreendimentos regularizem as ligações de esgoto à rede sanitária, evitando o lançamento em via pública e o derramamento e contaminação por fossas mal construídas.


O esgoto doméstico, além da água servida, contém dejetos e, se não receber o tratamento adequado, contamina o meio ambiente e prejudica a saúde pública. O tratamento inadequado do esgoto obriga as comunidades a conviverem com seus próprios dejetos, principalmente quando estes são lançados ao ar livre ou diretamente nos córregos. Por isso, o tratamento de esgoto é um serviço tão importante para a qualidade de vida da população.

RISCO DE DOENÇAS:

O contato com o esgoto agrava o risco de inúmeras doenças, como: poliomielite, hepatite A, giardíase, disenteria amebiana, diarreia por vírus, febre tifoide, febre paratifoide, diarreias e disenterias bacterianas (como a cólera), ancilostomíase (amarelão), ascaridíase (lombriga), teníase, cisticercose, filariose (elefantíase), esquistossomose, etc. As doenças relacionadas à ausência de tratamento de esgoto afetam pessoas de todas as idades, mas as crianças são as mais prejudicadas com o problema.

BEBEFÍCIOS DA REDE DE ESGOTOS COLETADOS:

Todo o esgoto coletado pela EMBASA é tratado e o efluente é devolvido aos mananciais obedecendo às normas ambientais, sem oferecer riscos de contaminação. A SEMATUR e a EMBASA estão fazendo a parte delas para melhorar a saúde e qualidade de vida da cidade.

Cabe agora a cada cidadão fazer a sua, fazendo a sua ligação à rede de esgoto disponível. Com isso, estará protegendo a saúde de sua família e de toda a população.

SEMATUR: Marisa Rodrigues Costa – Engenheira Ambiental e Diretora de Fiscalização.


Barreiras Notícias/BlogBraga/ Repórter Paiva /SEMATUR
SEMATUR e EMBASA realizam ações de educação e fiscalização quanto a ligações de esgoto à rede sanitária em Barreiras SEMATUR e EMBASA realizam ações de educação e fiscalização quanto a ligações de esgoto à rede sanitária em Barreiras Revisado by Oeste Politica on quarta-feira, outubro 25, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

Benefícios do Mel

Além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade dig...