Sob ameaças, detento encontrado com garoto em presídio está em cela separada

O detento encontrado com um adolescente de 13 anos em um presídio no Piauí está em uma cela separada após ameaças de outros presos. Segundo o delegado Jarbas Lima, ele teve mandado de prisão preventiva cumprido nesta quinta-feira (15) dentro da Colônia Agrícola Major César, onde cumpria pena em regime semiaberto pelo crime de estupro.

"O preso continua separado em uma cela na Major César, sob risco de vida e integridade física em decorrência da revoltada dos outros detentos. Ele deve ser transferido em breve para a Casa de Detenção de Altos", explicou o delegado.

Para o delegado, o abuso sexual não ocorreu, mas tudo leva a crer que o garoto poderia ser molestado. Ele destacou que a ação diligente dos agentes penitenciários na vistoria talvez tenha impedido o crime.

"Não houve nem tentativa e o nosso código não pune os autos preparatórios. Mas se o menor está em uma cela juntamente com um cidadão que já cometeu um crime sexual, a possibilidade, a periculosidade e vulnerabilidade do menor ser abusado são grandes", comentou.


O delegado não descartou a possibilidade de ouvir novamente o adolescente, o pai e a mãe. Além deles, seis presos e os irmãos do menor devem prestar depoimento nos próximos dias.

Além do detento, a juíza Andréa Parente Lobão Veras decretou também a prisão preventiva do pai do garoto. Ele foi autuado ainda dentro da Delegacia de Altos, quando solicitava uma autorização para ir até Alto Longá resolver problemas sobre uma casa.

A juíza decidiu pela prisão dos dois, a partir do artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que trata de submeter criança ou adolescente a vexame ou constrangimento. Ambos foram ainda enquadrados no crime de submissão a perigo para a vida ou saúde. No caso do detento, foi acrescentado o crime de privar o adolescente de liberdade. Já ao pai coube também a punição por abandono de incapaz.

"O pai se mostrou arrependido, não se opôs à prisão. O que sabemos é que o menor recebia bombons, biscoitos e outros produtos do preso. Geralmente os abusos sexuais se iniciam justamente com presentes e pessoas próximas. Será que os irmãos já foram abusados? Tudo isso será apurado", destacou.

(Foto: Carlos Rocha / G1 PI)

Por Carlos Rocha e Catarina Costa, G1 PI
Sob ameaças, detento encontrado com garoto em presídio está em cela separada  Sob ameaças, detento encontrado com garoto em presídio está em cela separada Revisado by CM on sexta-feira, outubro 06, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games estão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone: 77 3613-0502 | 99998-9112 ...