Abapa reforça aprendizado sobre beneficiamento de algodão em curso no oeste baiano - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Abapa reforça aprendizado sobre beneficiamento de algodão em curso no oeste baiano



Com o objetivo de capacitar os funcionários da cadeia do algodão, o Centro de Treinamentos da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promove ao longo deste mês de novembro o Curso de Operador de Máquinas e Beneficiamento de Algodão. Com carga horária de 80 horas/aula, o curso aborda, de forma aprofundada, as etapas de beneficiamento do algodão, desde a separação da pluma e do caroço, até a análise que atesta a qualidade da fibra junto ao mercado consumidor.


Formatado de forma pioneira na Bahia, o curso conta com cerca de 25 inscritos que vão aproveitar a oportunidade para ingressarem ou se posicionarem melhor no mercado de trabalho.  É o caso de Albertino dos Santos Souza, 19, que vê no treinamento uma oportunidade para começar a trabalhar na cadeia produtiva do algodão. “É o mundo novo para mim. Por meio do curso passei a conhecer como funciona o beneficiamento e o trabalho desenvolvido por uma algodoeira. Ao fim do curso, espero ter as qualificações necessárias e estar apto para buscar um emprego na área”, aponta.

O treinamento também é uma oportunidade para quem já trabalha na área. Com a experiência de dez anos com trabalho desenvolvido em uma algodoeira, José Ailton Duarte, 31, está satisfeito com o conhecimento a mais adquirido no treinamento. “Este é o momento de aprender a teoria, questões ligadas à segurança no ambiente de trabalho e o que está sendo exigido pelo mercado para garantir a qualidade da pluma”, explicou ele, que trabalha como prenseiro em uma algodoeira, mas que já passou pelo setor de classificação visual.

Um dos instrutores do curso, o coordenador do Centro de Análises de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, o treinamento é fundamental para atender a crescente exigência do mercado por fibra de qualidade. “Existe a necessidade de qualificação dessa mão de obra, o que vai proporcionar a médio prazo melhoria nos serviços oferecidos pelas usinas de beneficiamento instaladas na região”. Durante o módulo, os inscritos participaram de uma visita técnica à usina de beneficiamento da SLC Agrícola e ao Centro de Análise de Fibras, que classifica o algodão produzido na Bahia.

Parceira na realização do curso, a gerente da unidade regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Alana Souza Leite Nascimento, explica que o curso foi formato para atender uma demanda da cadeia agrícola da região oeste. “Estamos contribuindo com o setor produtivo agrícola a se desenvolver e ter maior eficiência e qualidade em todo o processo. Nesta parceria com a Abapa, reunimos as expertises das entidades para promover este treinamento”, afirma.

“A cadeia agrícola do algodão emprega direta e indiretamente cerca de 22 mil pessoas. Por meio do Centro de Treinamento da Abapa, valorizamos e acreditamos no potencial dos profissionais que vem contribuindo para que o oeste baiano se mantenha como um dos principais pólos agrícolas do Brasil”, afirma o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato. 

Até o início de novembro, foram capacitados cerca de seis mil profissionais que participaram de 200 cursos, ligados diretamente ao campo, como Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP), Operação de Trator e Plantadeira, Desenvolvimento de Lideranças e Implantação do E-Social Contábil e Jurídico. O Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia conta com apoio da Agrosul-John Deere, Veneza Equipamentos-John Deere, IBA, Senar, Senai, Sesi, Cieb, Oeste Pneus-Pirelli, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Assessoria de Imprensa Abapa 
Abapa reforça aprendizado sobre beneficiamento de algodão em curso no oeste baiano Abapa reforça aprendizado sobre beneficiamento de algodão em curso no oeste baiano Revisado by Oeste Politica on sexta-feira, novembro 17, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

VIDRAÇARIA GLÓRIA - FAÇA SEU ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

Aqui na Vidraçaria Glória você tem preços promocionais todos os dias, o grande diferencial da Vidraçaria Glória é que você pode fazer o...