Cadê as águas caudalosas do rio Grande? Por Ignez Pitta - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

Aulas de música é na Tok & Kant confira:

https://desenbaianos.com.br/

Cadê as águas caudalosas do rio Grande? Por Ignez Pitta

Nesta foto da década de 1940, de Napoleão Macedo, vemos que os meninos e jovens pulavam do cais diretamente no rio Grande. Ao longe, no porto, vemos os navios a vapor. Naquele tempo nosso rio possuía água bastante para esses mergulhos do cais no rio poderem ser feitos! Hoje, se alguém pular, morre! Porque as águas diminuíram tanto que se afastaram muito do cais, ficando bem mais rasas!

Nesta foto ainda não havia sido construído o parapeito ou balaustrada no cais, que só foi feito, pela Codevasf, em 1950. Por isso a fotografia está diferente do que vemos hoje.

Temos que refletir melhor sobre a defesa da vida dos nossos rios, pois, no mínimo, metade da água que tinham já não corre mais!
Irrigar, na agricultura, é preciso, mas usar só o método que mais gasta água, o pivô central, não é preciso! Resumindo: produzir alimentos é necessário, mas secar os nossos rios, não!! Existem métodos de irrigação muito mais econômicos com a água e que produzem do mesmo jeito, como os que são utilizados em Israel, país que fica no deserto e de onde foram trazidos sistemas de irrigação mais poupadores de água! E que são usados com o maior sucesso em Juazeiro, Petrolina e municípios vizinhos, onde inclusive se planta muita uva, exportando-as para a Europa ou então fabricando vinhos muito apreciados e que recebem prêmios de excelência em exposições pelo mundo... O x da questão é a consciência, a percepção de que os recursos naturais são finitos e têm que ser utilizados com respeito e economia.
Entre as magníficas fotos de Napoleão Macedo, considero esta uma das mais impressionantes, pois, com os poucos recursos daquele tempo, conseguiu flagar o movimento dos mergulhadores.
Cadê as águas caudalosas do rio Grande? Por Ignez Pitta Cadê as águas caudalosas do rio Grande? Por Ignez Pitta Revisado by CM on domingo, novembro 19, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

OFERTA DE EMPREGO: PARA TRABALHAR EM BARREIRAS

Contrata-se Contador (a), para trabalhar em Barreiras. Com experiência nas áreas contábil e financeira. Contrata-se Jovem Aprendiz (a) d...