LEM
João Gilberto está no centro de uma disputa familiar que virou caso de Justiça ~ Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

sexta-feira, novembro 17, 2017

João Gilberto está no centro de uma disputa familiar que virou caso de Justiça

João Gilberto e Bebel (Foto: Reprodução)
O mundo de João Gilberto está em crise. Aos 86 anos, o homem que colocou o Brasil no mapa apenas com um violão a partir de 1959, com o álbum Chega de Saudade, não deve saber ao certo o que se passa da porta para fora de seu apartamento do Leblon, um universo com o qual ele rompeu há quase dez anos, quando fez sua última aparição pública. Se estiver disposto a ouvir, as notícias não são boas: seus filhos João Marcelo e Bebel Gilberto estão em guerra contra Claudia Faissol, a mãe de sua filha mais nova. Na Justiça, Bebel pediu a interdição do pai para que ele não seja induzido a assinar documentos com força legal sem saber o que está fazendo.

O alvo tem endereço certo, Claudia Faissol. Bebel e João enxergam em Claudia um perigo constante ao lado do pai. Em entrevista ao jornal O Globo, em julho, João disse que a jornalista que se aproximou de seu pai para fazer um documentário e acabou sedimentando um relacionamento estaria se aproveitando "de uma pessoa idosa", que não teria "total habilidade para compreender contratos complexos". Ele a acusou de estar envolvida em uma transação paralela à que vendeu obras de João ao Banco Opportunity. Em 2013, o banco comprou 60% dos direitos sobre os quatro primeiros discos do cantor, considerados alguns dos mais importantes da música brasileira. João acusou Claudia de receber por fora algo entre 5% e 10% do valor. "Ela é uma criminosa e continua a roubar do meu pai", disse João Marcelo. "Se as finanças do meu pai não estivessem um circo, ele estaria cheio de dinheiro".

A reportagem procurou João Marcelo por meio de sua mulher, Adriana. Ela disse que ele não quer se pronunciar neste momento, mas que reafirma o que disse na entrevista ao Globo. Claudia Faissol não respondeu aos e-mails nem às tentativas de ligação da reportagem até o fechamento desta edição. Bebel Gilberto também prefere restringir, neste momento, sua atuação na Justiça "Ela vai provar tudo, e só depois vai falar com os jornalistas", disse uma influente amiga, que prefere não se identificar.

Curta nossa Fan-Page