TROFÉU IMPRENSA OESTE 2017, DIA 23 DE NOVEMBRO ÁS 19 HORAS NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE BARREIRAS, VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO
Mais de 10 mil eleitores de três cidades baianas terão título cancelado após fim de prazo para biometria - Blog Barreiras Noticias || Gbahia.com

Mais de 10 mil eleitores de três cidades baianas terão título cancelado após fim de prazo para biometria

Mais de 10 eleitores da cidades baianas de Coronel João Sá, Ubatã e Ibirapitanga terão os títulos cancelados, porque não fizeram o cadastramento biométrico, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).

Conforme o órgão, o prazo para que os moradores dos três municípios fizessem o procedimento foi encerrado no dia 31 de outubro. No total, 10.199 eleitores deixaram de fazer o cadastramento, o que representa 23,53% do eleitorado dos municípios, segundo o TRE.

Ainda de acordo com o Tribunal, juntas, as três cidades somam 43.653 eleitores. Nos municípios de Ubatã e Ibirapitanga, que pertencem a 134ª Zona Eleitoral, o número total de eleitores é de 29.301. Desses, 22.367 foram biometrizados, ou seja, 6.934 títulos serão cancelados nas duas cidades.

Já em Coronel João Sá, que pertence a 52ª Zona Eleitoral, dos 14.352 eleitores, 11.087 fizeram o procedimento biométrico. Portanto, 3.265 títulos eleitorais serão cancelados.

A expectativa do TRE era que, pelo menos, 85% dos eleitores das três cidades fizessem o recadastramento biométrico.

Conforme o Tribunal, terminada a fase da revisão, o processo será encaminhado pelo juiz eleitoral ao Ministério Público Eleitoral. Após a análise do MPE, retorna ao cartório e, em seguida, será enviado à Corte do TRE-BA. A partir da homologação, ficam oficialmente cancelados os títulos dos eleitores que não compareceram aos cartórios eleitorais para fazer a identificação biométrica.

Irregulares

O eleitor que não conseguiu realizar a biometria dentro do prazo deverá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Para isso, a recomendação do TRE baiano é a de que essas pessoas compareçam ao cartório da cidade o quanto antes.

O posto instalado em Coronel João Sá será desativado. Dessa maneira, a regularização poderá ser feita apenas no Fórum Ministro Francisco Dias Trindade, localizado na Praça Pedro Rabelo de Matos (Fonte Luminosa), S/N, Fórum em Pirapiranga.

Já os eleitores de Ubatã e Ibirapitanga podem regularizar a situação nos postos que seguirão nas cidades. Em Ubatã, o serviço fica no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Presidente Médici, 509. Em Ibirapitanga, o posto fica no 1º andar da Câmara de Vereadores, localizado na Praça da Grande Loja Unida.

Obrigatoriedade

Estão obrigados a fazer o recadastramento biométrico todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de idade). Para os eleitores facultativos, no entanto, o cancelamento do título não deverá gerar outras implicações uma vez que, deles, não poderá ser exigida a quitação eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lembra que a penalidade para o cidadão que não atender a convocação da Justiça Eleitoral é o cancelamento do título, o que pode acarretar em diversas outras consequências, como o cancelamento de benefícios sociais do Governo Federal.

Mais de 10 mil eleitores de três cidades baianas terão título cancelado após fim de prazo para biometria  Mais de 10 mil eleitores de três cidades baianas terão título cancelado após fim de prazo para biometria Revisado by CM on quinta-feira, novembro 09, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games est ão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone : 77 3613-0502 | 99998-...