Mais de 3 mil estudantes participam da cerimônia de encerramento do Proerd na Concha Acústica


A cerimônia de encerramento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar da Bahia (PMBA), foi realizada, na tarde desta terça-feira (28), em clima de festa e descontração, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O evento contou com a presença do governador Rui Costa, entre outras autoridades, e reuniu mais de três mil jovens que  participaram do programa. A partir de agora, eles são considerados multiplicadores da cultura da paz e da vida saudável, sem o uso de drogas.
O Proerd é realizado em 46 escolas públicas e particulares da capital e região metropolitana, além do Colégio da Polícia Militar, tendo por finalidade o combate ao uso de drogas e à violência entre crianças e pré-adolescentes. Participam do programa alunos do 5º ao 7º ano, com idades entre 9 e 12 anos, que têm aulas com policiais militares treinados para discutir o tema. Na ocasião, as melhores redações produzidas pelos estudantes foram premiadas em reconhecimento pelo bom aproveitamento das informações e conhecimentos compartilhados em sala de aula.




O governador Rui Costa parabenizou “toda a equipe da PM, os jovens e pais de alunos, além de agradecer a imprensa, especialmente “TVs,  rádios e blogs” pela mobilização para vencer a cultura da violência. “O que nós precisamos é disso, uma grande mobilização de toda a sociedade. Isso não pode ser, nem será, apenas com a mobilização do Estado. A ação do Estado é importante, a iniciativa das polícias Civil e Militar, mas é preciso a mobilização de todos, dos jovens, da família, pregando e cultivando arte, educação e a cultura da paz”.
Por isso, segundo Rui, a formatura do Proerd é um momento especial. “Juntar mais de três mil jovens, encher uma Concha Acústica e dizer – o melhor caminho é a paz, o melhor caminho é o esporte”. O governador aproveitou para informar sobre a publicação da licitação para criação de vilas olímpicas em batalhões da PM. Serão espaços para prática esportivas olímpicas, com várias modalidades, "para que, cada vez mais, haja uma aproximação da polícia com a sociedade e da sociedade com a polícia, e essa iniciativa possa estimular a  nossa juventude a praticar mais esporte, arte, cultura, e  isso impactar na melhoria da qualidade da educação”.

Parceria

O sucesso do projeto é atribuído a parceria entre a PM, a escola  e a família, que, segundo o tenente-coronel César, coordenador do programa, é essencial. “O envolvimento desse tripé, família/escola/polícia, é fundamental, pois se um deles falhar, o nosso trabalho estará fadado ao insucesso. Buscamos a participação desses três elementos para garantir uma geração sadia e longe das drogas”.

Neste ano, 75 mil jovens foram capacitados e o Proerd alcança a marca de 500 mil formandos, desde a sua implantação, em 2003. A partir de agora, os 3.178 jovens que receberam os certificados na cerimônia desta terça-feira são considerados multiplicadores da cultura da paz e da vida saudável, sem o uso de drogas.

A expectativa é que o programa possa ser ampliado e a cultura da não violência e ao uso de drogas seja disseminada para um número maior de alunos em 2018.  O evento realizado na Concha Acústica contou com a animação do Tio Paulinho, do Grupo de Teatro da Polícia Militar e do músico Tatau.

Fotos: Manu Dias/GOVBA
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Mais de 3 mil estudantes participam da cerimônia de encerramento do Proerd na Concha Acústica Mais de 3 mil estudantes participam da cerimônia de encerramento do Proerd na Concha Acústica Revisado by CM on terça-feira, novembro 28, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games estão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone: 77 3613-0502 | 99998-9112 ...