Comissão de prevenção ao suicidio realiza debate na CDL em Barreiras

Na mesa redonda que aconteceu no dia30/11, as 19:00 h na CDL, promovida pela Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras, foram apresentadas as ações socioeducativas , palestras, blitz e reuniões semanais para discussão da temática do suicídio, que infelizmente, ainda enfrenta estigmas preconceituosos, favorecendo assim o silêncio social.


Importante ressaltar que a quebra dos paradigmas acerca do suicídio inicia-se quando a sociedade civil e organizada, através da informação e conhecimento, desmistifica os rótulos e “mentiras” sobre o suicida. Tendo em vista que essa ação contra a própria vida, na verdade, é a ponta do iceberg , suas causas são diversas assim como suas características, as quais ficam camufladas na “preguiça”, desinteresse , acomodação entre outros.

Nessa mesa redonda pode-se discutir com as instituições, sindicatos , associações, escolas federais, estatuais e particulares a relevância desse tema, com a presença dos representantes das seguintes instutições: Escola  Monteiro Lobato,  UFOB,UNEB, IFBA, POLÍCIA CIVIL -DEAM, Presidente do Associação dos Comerciários, Presidente da Assembleia de Deus, DIocese de Barreiras, ACS, COOPEB, Escola São José, Associação de Bombeiros Civis, HMED, Hospital do Oeste, entre outros, a alta  incidência de casos de suicídio como também a indispensabilidade de um atendimento multiprofissional a pessoa que tentou o suicídio e seus familiares.

Contudo, para a efetivação desse trabalho é preciso instituir um sistema de saúde que notifique a tentativa de suicídio, possibilitando assim uma intervenção adequada para a oferta de  um atendimento multiprofissional específico a este público.

Desta forma, a Comissão de Prevenção ao Suicídio elaborou o projeto NAVV- Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida em Barreiras com um olhar voltado á Prevenção do Suicídio, por meio de ações socioeducativas efetivas e contínuas após a tentativa do indivíuo de suicidar- se.

Por fim, o balanço da Mesa Redonda é gratificante, uma vez que ficou evidente o interesse das instituições em abraçar e atuar junto a essa nobre causa social.



Barreiras Notícias/Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras
Comissão de prevenção ao suicidio realiza debate na CDL em Barreiras Comissão de prevenção ao suicidio realiza debate na CDL em Barreiras Revisado by Oeste Politica on sexta-feira, dezembro 01, 2017 Classificação: 5

Postagem em destaque

BOLICHE A MELHOR OPÇÃO EM DIVERSÃO EM BARREIRAS; Strike&Cia próximo ao Cais e Porto

BOLICHE EM BARREIRAS PRÓXIMO AO CAIS , as pistas e games estão todas funcionando. Faça sua reserva. Telefone: 77 3613-0502 | 99998-9112 ...