Comissão de prevenção ao suicidio realiza debate na CDL em Barreiras ~ Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

sexta-feira, dezembro 01, 2017

Comissão de prevenção ao suicidio realiza debate na CDL em Barreiras

Na mesa redonda que aconteceu no dia30/11, as 19:00 h na CDL, promovida pela Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras, foram apresentadas as ações socioeducativas , palestras, blitz e reuniões semanais para discussão da temática do suicídio, que infelizmente, ainda enfrenta estigmas preconceituosos, favorecendo assim o silêncio social.


Importante ressaltar que a quebra dos paradigmas acerca do suicídio inicia-se quando a sociedade civil e organizada, através da informação e conhecimento, desmistifica os rótulos e “mentiras” sobre o suicida. Tendo em vista que essa ação contra a própria vida, na verdade, é a ponta do iceberg , suas causas são diversas assim como suas características, as quais ficam camufladas na “preguiça”, desinteresse , acomodação entre outros.

Nessa mesa redonda pode-se discutir com as instituições, sindicatos , associações, escolas federais, estatuais e particulares a relevância desse tema, com a presença dos representantes das seguintes instutições: Escola  Monteiro Lobato,  UFOB,UNEB, IFBA, POLÍCIA CIVIL -DEAM, Presidente do Associação dos Comerciários, Presidente da Assembleia de Deus, DIocese de Barreiras, ACS, COOPEB, Escola São José, Associação de Bombeiros Civis, HMED, Hospital do Oeste, entre outros, a alta  incidência de casos de suicídio como também a indispensabilidade de um atendimento multiprofissional a pessoa que tentou o suicídio e seus familiares.

Contudo, para a efetivação desse trabalho é preciso instituir um sistema de saúde que notifique a tentativa de suicídio, possibilitando assim uma intervenção adequada para a oferta de  um atendimento multiprofissional específico a este público.

Desta forma, a Comissão de Prevenção ao Suicídio elaborou o projeto NAVV- Núcleo de Acolhimento e Valorização da Vida em Barreiras com um olhar voltado á Prevenção do Suicídio, por meio de ações socioeducativas efetivas e contínuas após a tentativa do indivíuo de suicidar- se.

Por fim, o balanço da Mesa Redonda é gratificante, uma vez que ficou evidente o interesse das instituições em abraçar e atuar junto a essa nobre causa social.



Barreiras Notícias/Comissão de Prevenção ao Suicídio de Barreiras

Curta nossa Fan-Page

Postagem em destaque

Veja dica: COMO EVITAR ASSALTO NO SEU NEGOCIO OU COMERCIO

Resumindo com o uso da Maquininha você diminui o contato direto com dinheiro, o que resulta em mais segurança para o seu financeiro. ...