Oito secretários de Rui devem disputar a eleição - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Oito secretários de Rui devem disputar a eleição

O cenário indefinido sobre as eleições não permite cravar quantos secretários do governador Rui Costa (PT) vão deixar os cargos para disputar o pleito deste ano. No entanto, oito titulares podem sair para concorrer, principalmente, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) ou a Câmara dos Deputados. No caso do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jaques Wagner, ele pode deixar a pasta para ser o candidato do PT ao Palácio do Planalto, já que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser impedido pela Justiça de concorrer o pleito. Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF-4) e deve ter a candidatura indeferida, com base na Lei da Ficha Limpa. Wagner tem negado que disputará o Planalto, apesar de já aparecer em pesquisas nacionais sobre presidenciáveis.


O ex-governador da Bahia tem dito que irá competir pelo Senado, o que obriga também a deixar a secretaria. “Sou candidato a senador para fortalecer o trabalho pela Bahia, ao lado do governador Rui e do vice João Leão”, reforçou, nesta semana. Leão (PP) terá, também, que entregar o cargo de secretário estadual de Planejamento (Seplan) para concorrer pelo posto de vice ou o Senado. O progressista tem dito que ainda não decidiu, embora tenha preferência ficar no mesmo lugar. Para brigar pela Assembleia Legislativa, devem deixar as secretarias Vitor Bonfim (Agricultura), Olívia Santana (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e Jusmari Oliveira (Urbanismo). Especulou-se que o titular de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues (PT), também poderia, mas o presidente do PT da Bahia, Everaldo Anunciação, descartou. “Prego batido. Ele continua na secretaria”, disse, ontem, em entrevista à Tribuna.

Já, para a Câmara dos Deputados, sairão dos cargos Carlos Martins (Justiça) e Josias Gomes (Relações Institucionais), ambos do PT. A grande incógnita é o secretário estadual de Educação e senador licenciado Walter Pinheiro. Sem partido desde que deixou o PT, há especulação de que ele pode concorrer a deputado federal. Há rumores, também, de que pode não entrar na briga eleitoral neste ano e permanecer no cargo. Há duas semanas, Leão afirmou que convidaria Pinheiro para se filiar ao PP, mas, até o momento, não foi confirmado se o ex-petista irá se filiar ao Partido Progressista. Os nomes que vão substituir os secretários ainda estão em sigilo, mas é provável que os chefes de gabinetes ocupem os lugares. As mudanças só devem ocorrer a partir de março, já que o prazo para que se desincompatibilizem é 7 de abril.
Oito secretários de Rui devem disputar a eleição Oito secretários de Rui devem disputar a eleição Revisado by Oeste Politica on sexta-feira, fevereiro 02, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

VIDRAÇARIA GLÓRIA - FAÇA SEU ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

Aqui na Vidraçaria Glória você tem preços promocionais todos os dias, o grande diferencial da Vidraçaria Glória é que você pode fazer o...