Após moradores reclamarem de água amarelada com 'sabor de ferrugem', laudo descarta anormalidade, diz secretária - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Após moradores reclamarem de água amarelada com 'sabor de ferrugem', laudo descarta anormalidade, diz secretária

Após moradores da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, reclamarem por terem recebido em casa água amarelada e com sabor de ferrugem, a Vigilância em Saúde Ambiental do município informou que um laudo, do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), descartou qualquer tipo de anormalidade.

O resultado do laudo foi divulgado nesta quarta-feira (7) e teve como base amostras da água colhidas na região pela Vigilância em Saúde Ambiental.

"Diante de toda a preocupação da população, conseguimos com o laboratório Lacen, em Salvador, coletar cinco amostras em cinco pontos. Os resultados que o laboratório nos enviou foram satisfatórios. Não foi detectada nenhuma alteração e está de acordo com a Portaria 2914", disse Juliana Paixão, coordenadora da Vigilância.

Ela afirma, no entanto, que uma nova coleta será feita e novamente enviada para o Lacen. "Das cinco amostras coletadas, um ponto deu uma alteração de coliformes totais, mas para o laboratório e para a Portaria 2914 não é significativa. Eles solicitam que a gente faça uma recoleta", disse.

A coordenadora não informou quando as novas coletas devem ser enviadas para análise, mas disse que os moradores podem ficar despreocupados.

"A população deve, sim, agora despreocupar quanto a isso. Os laudos também que fizemos no final de feveiro, após essas cinco amostras, essas cinco coletas, também deram todas satisfatórios. Mas se a população observar qualquer tipo de alteração, como foi observado nos últimas dias, elas devem entrar em contato novamente com a gente aqui da vigilância ou com a própria Embasa", destaca.

Em fevereiro, quando houve a reclamação dos moradores da cidade, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a composição da água bruta captada no Rio de Contas foi alterada com as intensas chuvas que caíram na área da bacia do Rio Grande, na região, e, por isso, foi preciso aumentar o uso dos produtos químicos usados no tratamento da água.

A empresa disse, no entanto, que produtos utilizados podem causar leve sabor ou cheiro diferentes do normal, mas que não representam risco à saúde da população, e garantiu que a água distribuída na cidade está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde.

 
Após moradores reclamarem de água amarelada com 'sabor de ferrugem', laudo descarta anormalidade, diz secretária  Após moradores reclamarem de água amarelada com 'sabor de ferrugem', laudo descarta anormalidade, diz secretária Revisado by CM on quinta-feira, março 08, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

SÃO DESIDÉRIO FEST 2018