Asteroide passará pela Terra a uma distância mais próxima que a da Lua - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Asteroide passará pela Terra a uma distância mais próxima que a da Lua

Um asteroide de entre 5,6 e 12 metros se aproximará da Terra nesta sexta-feira (2) e passará a aproximadamente 111.300 quilômetros, menos de um terço da distância média que separa nosso planeta da Lua, uma aproximação considerada "próxima" em termos astronômicos, mas sem possibilidade de colisão.


O asteroide se chama 2018 DV1 e, segundo dados do Laboratório Jet Propulsion da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, viajará a uma velocidade de aproximadamente 6,5 quilômetros por segundo e alcançará sua distância mínima da superfície terrestre às 5h54 GMT (2h54 em Brasília).

O objeto espacial foi classificado como Near Earth Object (NEO, "Objeto Próximo da Terra", em tradução livre), ou seja, que passa em sua órbita ao redor do Sol a menos de 50 milhões de quilômetros da Terra, um terço da distância entre a Terra e o Sol.

Entre os mais de 600 mil asteroides conhecidos em nosso Sistema Solar, 12 mil estão catalogados como NEO.

A aproximação deste corpo rochoso é fundamental para seu estudo: servirá sobretudo para confirmar informações relativas a massa e tamanho, e averiguar sua densidade, a partir dos dados de sua rotação.

Telescópios de diversas partes do mundo poderão observá-lo e monitorá-lo, e o objeto também poderá ser acompanhado através da internet, graças a um acordo entre o projeto "The Virtual Telescope Project 2.0" e o Observatório Tenagra no Arizona (EUA).

O asteroide 2018 DV1 foi descoberto pelo telescópio Mount Lemmon Survey situado no Arizona.

EFE/UOL
Asteroide passará pela Terra a uma distância mais próxima que a da Lua Asteroide passará pela Terra a uma distância mais próxima que a da Lua Revisado by Oeste Politica on sexta-feira, março 02, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

SÃO DESIDÉRIO FEST 2018