Comandante da Ronda Maria da Penha recebe maior honraria do Legislativo baiano - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Comandante da Ronda Maria da Penha recebe maior honraria do Legislativo baiano


A comandante da Ronda Maria da Penha (RMP), major Denice Santiago, recebeu mais uma homenagem pelo trabalho no combate à violência doméstica contra a mulher. A militar foi agraciada com a Comenda 2 de Julho, a mais elevada honraria do Legislativo Estadual, oferecida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento político e administrativo do estado. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (12), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. 


“O sentimento que me define agora é de gratidão. Gratidão por esse reconhecimento da minha instituição, a Polícia Militar da Bahia, da Assembleia Legislativa e do meu estado pelo trabalho que a gente vem desenvolvendo. Por poder ajudar essas mulheres, por todas essas mulheres que permitem que nós entremos em suas casas, ofereçamos a elas o que nós temos de melhor, o que nós aprendemos a fazer, que é garantir a paz e a segurança nas suas vidas”, afirmou Denice.  

Ao lado do esposo, Rafael Costa, e do filho, João Paulo Costa, a major acrescentou que "hoje o que mais me traz aqui é a possibilidade de inspirar. Inspirar tantas e tantas meninas que, como eu, vieram do Subúrbio de Salvador, estudaram em escola pública e sabem que podem e devem fazer de suas vidas coisas melhores”

Para 2018, a meta da RMP é ampliar a cobertura do serviço. “Um dos nossos grandes orgulhos na RMP é ser uma prioridade na gestão do nosso comandante-geral. A nossa intenção é ampliar esse serviço, interiorizando com robustez e força, para levar a todas as mulheres de todo o estado a proteção que elas precisam”, explicou Denice. 

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo, que destacou o empenho da militar em prol dos direitos humanos. “Uma homenagem necessária não apenas à major, mas a todos nós que somos militantes dos direitos humanos, da Comissão dos Direitos Humanos desta casa, porque a major não representa somente causa das mulheres e, sim, uma causa social. Ter um policial militar defendendo os direitos humanos é fundamental”, disse o parlamentar.

Reconhecimento

O comandante-geral da PM, Coronel Anselmo Brandão, parabenizou a major Denice e ressaltou a proporção que a Ronda Maria da Penha tomou. “Desde quando nós criamos RMP, esse trabalho que a major Denice vem desenvolvendo tem sido reconhecido nacionalmente e internacionalmente. Tanto que agora ela retornou de Londres junto com alguns policiais que fazem o trabalho de prevenção. E hoje a Assembleia Legislativa referenda, outorga a ela uma medalha importante”, comentou. 

Compareceram ao evento as secretárias de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, e de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, o chefe da Casa Militar do Governador, coronel Carlos Silva, entre outras autoridades, parlamentares e personalidades envolvidas no combate à violência contra a mulher.

Criada em 8 de março de 2015, a Ronda já realizou mais de 4,6 mil atendimentos e visitas, além de assistir 1,1 mil mulheres, realizar palestras e oficinas e servir de modelo para a criação de novas rondas e patrulhas. A major Denice já recebeu diversas homenagens, como o Diploma Bertha Lutz, do Senado Federal, e o Prêmio Claudia 2017, na categoria Políticas Públicas.

Barreiras Notícias/Secom Bahia
Comandante da Ronda Maria da Penha recebe maior honraria do Legislativo baiano Comandante da Ronda Maria da Penha recebe maior honraria do Legislativo baiano Revisado by Oeste Politica on terça-feira, março 13, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

SÃO DESIDÉRIO FEST 2018