Em Barreiras, o Dia Mundial da Água é comemorado com ações socioeducativas - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Em Barreiras, o Dia Mundial da Água é comemorado com ações socioeducativas

A Escola Municipal da Santa Luzia foi a escolhida para sediar as ações comemorativas ao Dia Mundial da Água. O evento teve início na manhã desta quarta-feira (22), se estendendo durante todo o dia e será encerrado à noite, com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades integram a programação da Semana da Água, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Embasa, Universidade Federal do Oeste (UFOB), Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA).


Além da escola, as atividades socioeducativas - que contemplam palestras educativas sobre o uso consciente dos recursos hídricos, distribuição e plantio de árvores e blitz educativa sobre a importância das ligações de esgotamento domiciliares, - se estendem também, a todo o bairro Santa Luzia. “Escolhemos este bairro como piloto do projeto porque está 100% saneado e agora precisa que os moradores façam a as ligações de esgoto até a rede coletora. A escola também está toda reformada e precisava de árvores, aí juntamos as demandas”, explica o coordenador e biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Ronaldo Ursulino.

Os alunos do Ensino Fundamental realizaram o plantio de 50 mudas de ipês rosa em toda a extensão da escola, tanto no pátio, quanto na entrada no prédio. Além de assistirem palestras com Ronaldo Ursulino e a assistente social da Embasa, Geisa Mendes sobre a importância de economizar a água, de não jogar o lixo nas ruas e calçadas e de realizar as ligações domiciliares, como parte de um projeto de combate às perdas de água.

Para a diretora de meio ambiente da AIBA, Alessandra Chaves, o ambiente escolar é o local de transformação, daí a importância de estar presente e participando de ações como esta. “A escola é um grande agende transformador e a gente só consegue trabalhar sustentabilidade a longo prazo, então, a escola tem esse dever, de levar as informações para alunos, principalmente do Ensino Fundamental”, que estão em fase de formação de ideias e conceitos”.

Mais eventos - Nesta sexta-feira (23) os eventos têm sequência com uma blitz educativa no bairro Santa Luzia. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente terão o apoio de 25 homens do 4º BEC para percorrer as ruas, abordando os moradores sobre a importância de realizar as ligações domiciliares de esgotamento sanitário.  Já entre os dias 2 a 4 de abril será realizado o Curso de Capacitação para Recuperação de Nascentes ofertado pelas associações ABAPA e AIBA como parte da Parceria Pública Privada (PPP) que visa a recuperação de 25 a 50 nascentes em Barreiras. O evento terá aulas teóricas no auditório da ABAPA e práticas, na nascente na comunidade do Alto da Bela Vista, zona rural de Barreiras. Serão ofertadas 20 vagas com emissão de certificado para os participantes.

Barreiras Noticias/ Dircom/PMB
Em Barreiras, o Dia Mundial da Água é comemorado com ações socioeducativas Em Barreiras, o Dia Mundial da Água é comemorado com ações socioeducativas Revisado by Oeste Politica on sexta-feira, março 23, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

SÃO DESIDÉRIO FEST 2018