Semana da Água mobiliza instituições de Barreiras pela conservação dos recursos hídricos - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Semana da Água mobiliza instituições de Barreiras pela conservação dos recursos hídricos

Com o tema “Soluções naturais para a água – desafios atuais na gestão de recursos hídricos”, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, se une à Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e põe em prática uma programação comemorativa ao Dia Mundial da Água. Apesar da data oficial ser 22 de março os eventos serão distribuídos no período de 21 a 23 de março com a celebração da Semana da Água quando serão realizadas palestras, mesas redondas, minicursos, arborização, distribuições de mudas, exposições, apresentações artísticas e culturais e mutirão de limpeza.

“Pensamos em descentralizar as ações a fim de fortalecer o evento com a participação popular. As atividades de cunho socioambiental serão realizadas em diferentes horários e locais, ou seja, o público poderá participar efetivamente e, com isso, estaremos construindo práticas sustentáveis junto com à sociedade”, diz o secretário de meio ambiente de Barreiras, Demósthenes Júnior.
Na abertura, quarta-feira, 21, as atividades se concentrarão na Ufob com apresentação das ações da Semana da Água e do Programa Vigia Água, além de palestras sobre Gestão de Recursos Hídricos e Potencial Hídrico do Oeste da Bahia – Desafios para Manutenção. Após o debate acerca dos temas propostos, está prevista a visita técnica ao Centro de Recuperação de Áreas Degradadas da Ufob para o plantio de mudas nativas do cerrado em uma área que foi suprimida, às margens do rio de Ondas.

No dia seguinte, quinta-feira, 22, o local escolhido para dar continuidade à programação será a Escola Municipal Santa Luzia, em uma ação com a Embasa, será apresentado o projeto de combate a perdas de água que a empresa está implantando no bairro neste ano. A Sematur fará a arborização do local e a distribuição de mudas, além de palestras sobre a conscientização do uso racional da água. Ainda, será lançado o projeto de um parquinho infantil, construído com materiais retornáveis e sustentáveis, pela Embasa. As ações serão realizadas também para as turmas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no noturno.

Uma blitz educativa no Santa Luzia entre a Sematur e o 4º BEC fará um chamamento sobre a importância de realizar ligações do esgoto de residências e estabelecimentos à rede coletora de esgotamento sanitário, encerra a programação na manhã de sexta-feira, 23.
Recuperação de Nascentes – Paralelo à programação oficial, entre os dias 2 a 4 de abril será realizado o Curso de Capacitação para Recuperação de Nascentes ofertado pelas associações Abapa e Aiba como parte da Parceria Pública Privada (PPP) que visa a recuperação de 25 a 50 nascentes em Barreiras. O evento terá aulas teóricas no auditório da Abapa e práticas, na nascente na comunidade do Alto da Bela Vista, zona rural de Barreiras. Serão ofertadas 20 vagas com emissão de certificado para os participantes.

Dircom Barreiras
Semana da Água mobiliza instituições de Barreiras pela conservação dos recursos hídricos  Semana da Água mobiliza instituições de Barreiras pela conservação dos recursos hídricos Revisado by CM on terça-feira, março 20, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

Veja dica: COMO EVITAR ASSALTO NO SEU NEGOCIO OU COMERCIO

Resumindo com o uso da Maquininha você diminui o contato direto com dinheiro, o que resulta em mais segurança para o seu financeiro. ...