Polícia Civil: mais de 10 mil candidatos não comparecem a concurso - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Polícia Civil: mais de 10 mil candidatos não comparecem a concurso

Pode ser o sonho de trabalhar na Polícia Civil ou apenas a vontade de se estabilizar financeiramente. O fato é que 48.120 pessoas se inscreveram no concurso público da Polícia Civil, que aconteceu na manhã deste domingo (22) em 48 locais de Salvador. Porém, os desejos e os salários altos não foram o suficiente para boa parte dos candidatos: 10.444 não compareceram. O percentual de abstenções foi de 21,78%.

De acordo com o balanço realizado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), compareceram aos locais de prova em Salvador 37.676 candidatos. São 82 vagas para delegado, 880 para investigador e outras 38 para escrivão.

Apesar do alto índice de abstenções, algumas unidades, como a Faculdade Dois de Julho, no Garcia, não registrou nenhum atraso. 

“Nessa unidade, tivemos 1.780 candidatos para diversos cargos e conseguimos iniciar o processo sem nenhuma intercorrência”, comentou a representante da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho, Fundação Vunep, responsável pela seleção. 

Primeira etapa

Celevino Venceslau sonha com uma das 82 vagas para delegado. Aos 31 anos, o advogado conta que estabilidade financeira é seu principal objetivo. "Existe uma fantasia de que advogado ganha bem. Na vida real, é tudo diferente. A prática é outra" garante ele, que nasceu no município de Cícero Dantas, no Nordeste baiano, e mora há dois anos na capital baiana. 

Para Celevino, a prova foi complicada. "Não estava difícil, mas foi muito extensa. Demorei muito tempo pra fazer", conta ele, que saiu da sala do Colégio Estadual da Bahia (Central) com 3h30 de prova. O tempo máximo de prova era de cinco horas.

Bruno Almeida, 25, que também fez a avaliação no local, discorda. "A prova estava boa, as questões foram bem redigidas e estavam bem diretas", observou ele, que saiu de João Pessoa, capital da Paraíba, para participar do concurso.

Próxima fase

As próximas etapas compreendem a realização de exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social.

Os aprovados no certame, quando nomeados, terão remuneração inicial para os delegados de polícia de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85. Em ambos os casos, a carga horária é de 40 horas semanais. 

Barreiras Notícias / Correio da Bahia
Polícia Civil: mais de 10 mil candidatos não comparecem a concurso Polícia Civil: mais de 10 mil candidatos não comparecem a concurso Revisado by Oeste Politica on segunda-feira, abril 23, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

Benefícios do Mel

Além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade dig...