Produtores rurais da Bahia constroem sede da Pastoral da Criança em Roda Velha - Blog Barreiras Noticias || O Oeste da Bahia passa por aqui

Produtores rurais da Bahia constroem sede da Pastoral da Criança em Roda Velha

Além dos grãos e fibras cultivados na região, o agricultor do oeste baiano também é responsável por plantar esperança e solidariedade. Prova disso é o projeto da sede própria da Pastoral da Criança em Roda Velha, distrito de São Desidério. A entidade acaba de inaugurar o seu endereço na comunidade, graças à ajuda dos produtores rurais, que financiou a obra através do Fundesis (Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia).


O projeto da nova sede foi contemplado pelo edital 01/2017 e saiu do papel amparado por um acordo de cooperação técnica e financeira firmada com o Instituto Aiba, responsável pela gestão do Fundesis. Após meses de muita obra, a nova sede foi entregue nesta terça-feira (10), em uma cerimônia marcada por muita emoção. “É muito bom saber que há quem se preocupe com os mais necessitados. Na medida do possível, a Pastoral tenta nos dar suporte, mas à distância fica complicado. Agora, com a sede aqui, esse apoio será ainda melhor e mais eficaz”, comemora a dona de casa Raquel dos Santos, moradora da localidade beneficiada.

A equipe da Pastoral há cinco anos vinha desenvolvendo trabalhos com a comunidade, mas por não ter um “porto seguro”, tinha suas atividades limitadas. A coordenadora da Pastoral da Criança, Jocicleia Fernandes explicou como o projeto irá melhorar o trabalho realizado no local. ”Aqui na sede própria as ações da Pastoral serão ampliadas. Com esse espaço, poderemos realizar nossas atividades em ambiente adequado, com mais segurança para as famílias e para as crianças, além de poder proporcionar lazer, brincadeiras e até promover eventos para levantar fundos para própria Pastoral da Criança. Antes não tínhamos e fazíamos em órgãos particulares ou no meio da praça. Agora temos o nosso espaço e isso vai gerar muita segurança e o trabalho será 100% aproveitado”, avalia.

Com a inauguração da sede própria, já são 205 famílias cadastradas para serem contempladas com as atividades realizadas pela entidade de ação social da CNBB, que atua na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários para assumirem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças, estendendo às famílias e a toda comunidade.

Missão, aliás, muito parecida com a do Fundesis, que em quase 12 anos vem promovendo uma verdadeira transformação social em toda região, financiando projetos em áreas essenciais como saúde, educação, cultura, esporte, lazer, sustentabilidade, entre outros que beneficiam crianças, jovens, adultos e idosos em vários municípios da região.

“Ao todo, já foram aplicados quase R$ 4 milhões em todos os 14 municípios do oeste da Bahia. As pessoas devem entender que o produtor rural se preocupa com o meio ambiente e com o ser humano, praticando a sua responsabilidade social, ou seja, o agronegócio não é apenas lavoura, é também ações socioambientais”, ponderou Romildo Nascimento, gerente da agência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) em Luís Eduardo Magalhães. O BNB é parceiro dos produtores rurais no Fundesis, funcionando como agente catalisador dos recursos.

Doadores ativos do Fundesis, os agricultores Célio Zuttion e Marcelino Flores participaram de forma ainda mais engajada na realização da construção da sede da Pastoral em Roda Velha. “Eu fico emocionado não só em ver essas paredes levantadas, mas em constatar a união de todos que ajudaram a realizar essa importante obra. Isso aqui prova que não fazemos nada sozinhos e a comunidade de Roda Velha está de parabéns”, declarou Zuttion. 

De acordo com a coordenadora do Fundesis, Makena Thomé, a confiança dos associados da Aiba, do Banco do Nordeste, dos representes do município e da própria comunidade faz toda a diferença, pois não só acreditaram no projeto como também nutrem a esperança de uma sociedade melhor.“Acredito que a criança não é o futuro, a criança é o presente. Precisamos realmente acreditar nisso e proporcionar coisas boas para nossas crianças para que elas possam crescer e se desenvolver em prol de potencialidades humanas com capacidade de mudar sua comunidade, sua vida familiar e sua vida profissional. O Fundesis ajudou a dá o pontapé, mas quem faz isso aqui acontecer são vocês”, disse.

Barreiras Notícias / Ascom AIBA
Produtores rurais da Bahia constroem sede da Pastoral da Criança em Roda Velha Produtores rurais da Bahia constroem sede da Pastoral da Criança em Roda Velha Revisado by Oeste Politica on quinta-feira, abril 12, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

VIDRAÇARIA GLÓRIA - FAÇA SEU ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO

Aqui na Vidraçaria Glória você tem preços promocionais todos os dias, o grande diferencial da Vidraçaria Glória é que você pode fazer o...