quinta-feira, maio 17, 2018

Parentes protestam contra transferência de presos do sul da Bahia para Barreiras

Familiares de detentos fizeram um protesto na tarde desta quarta-feira (16), em frente ao Fórum de Itabuna, contra a transferência de 91 sentenciados para a cidade de Barreiras, na região Oeste da Bahia.


De acordo com os manifestantes, as transferências foram feitas às escuras, numa atitude tomada pelos diretores dos presídios de Ilhéus e Itabuna, sem que eles tivessem tomado conhecimento.

Demonstraram revoltados contra o ato judicial, que segundo eles fere seus direitos constitucionais, e de igual modo, dos detentos, que ficaram distantes do convívio familiar, dificultando, assim, de sobremaneira as visitas permitidas pela lei. Mensagens de texto, fotos e vídeos da manifestação já circulam nas redes sociais em Barreiras.
A transferência atendeu determinação do Tribunal de Justiça da Bahia, que alega condições sub-humanas da unidade prisional de Itabuna, por causa da superlotação e ameaças de rebelião. Antes disso, os encarcerados cumpriam pena no presídio Ariston Cardoso em Ilhéus.

A promotora de Justiça de Barreiras, Rita de Cássia Cavalcanti moveu Ação Civil Pública que reprime a decisão de recambiá-los para a comarca de Barreiras que enfrenta problemas semelhantes ao do cárcere de Itabuna. Inclusive, a defensora pública solicita interdição parcial do Conjunto Penal alegando superlotação e carência de servidores. O presídio está com 432 homens e tem capacidade para 384 em Regime Fechado. Outro problema é que a ala de regime semiaberto ainda não pode ser utilizada por falta de grades nas janelas.

“É irresponsável que a corregedoria transfira uma facção inteira pra outra unidade prisional. Talvez uma medida intermediária seria dividir esses presos pra unidades mais próximas de Ilhéus”, afirmou a promotora.

Segundo ela, o ato da corregedoria viola os direitos dos presos, colocando eles a mais de mil quilômetros de suas famílias e dos seus advogados.

Barreiras Notícias / Alô Alô Salomão

Curta nossa Fan-Page

Postagem em destaque

Veja dica: COMO EVITAR ASSALTO NO SEU NEGOCIO OU COMERCIO

Resumindo com o uso da Maquininha você diminui o contato direto com dinheiro, o que resulta em mais segurança para o seu financeiro. ...