CURSO VENCEDORES INICIA A CAMPANHA DA MARCHA PELO CENTENÁRIO, COM PALESTRA DE VETERANO DE GUERRA EM NOITE DE HOMENAGENS - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

CURSO VENCEDORES INICIA A CAMPANHA DA MARCHA PELO CENTENÁRIO, COM PALESTRA DE VETERANO DE GUERRA EM NOITE DE HOMENAGENS


    Na noite de 14 de Julho, mais uma vez o Curso Vencedores foi contemplado com a palestra sobre a ‘’Participação Brasileira e Barreirense na Segunda Guerra Mundial’’, promovida pela quarta vez pelo 1º Tenente R/2 Pinheiro, agora em comemoração aos 18 anos do cursinho.
    Apesar de já ter deixado as fileiras da ativa do Exército, o ‘’Tenente’’, como continua a ser chamado respeitosamente pelos que consigo conviveram, é um dos professores de História e Atualidades do cursinho, e autor do livro: ‘’TIRO, GUERRA E MITO: A HISTÓRIA DE UM BARREIRENSE NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL’’.
    O protagonista da sua pesquisa é nada menos que o senhor Eurypedes Lacerda Pamplona, o único barreirense homem a lutar no pior conflito da humanidade pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). Diga-se homem pois, Barreiras também legou aos pracinhas uma mulher, Aracy Sampaio, que faleceu no ano de 2008.
    O ‘’Cabo Pamplona’’ hoje conta com 99 anos de idade, perfeita lucidez, e apesar dos passos vagarosos possui uma saúde invejável para alguém tem longevo. Mais uma vez, o referido pracinha foi homenageado pessoalmente pelo cursinho, após a palestra.
    Com tempo de sobra para externar todo o seu conhecimento, tendo em vista que ocorreu em meio a um ‘’Corujão’’ que duraria até a manhã do dia seguinte, a palestra durou das 19:00 às 23:00 horas. O que era para ser só mais uma aula inaugural , despertaria em todos fortes emoções e terminou de maneira apoteótica.
    Profundamente admirados pela história dos veteranos brasileiros que os livros do MEC não contam devidamente, os aplausos entusiásticos dos alunos tornaram-se constantes em todo o evento. Por fim, ocorreu a entrega de premiações.
    O veterano mais uma vez receberia um prêmio ofertado pelo curso. Desta vez, seria agraciado com o ‘’Diploma do Vencedor’’, parabenizando-o pelo transcurso do 99º aniversário, e desejando sucesso rumo ao centenário.
    No entanto, em determinado momento os coadjuvantes do evento tornaram-se protagonistas. Ludibriado até o fim pelo tenente que prometeu agraciar o pracinha com uma das mais honrosas premiações militares, o Professor Willamy Shelig foi condecorado com a Medalha General Plínio Pitaluga, ofertada pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Seção Valença-RJ. Registrada no Departamento Geral de Pessoal do Exército desde o ano de 2005, esta é uma ‘’medalha de peso’’ destinada a agraciar todos aqueles que mais contribuíram com a causa dos ex-combatentes no mundo.
‘’ Dentre todas as escolas em que passei palestrando, esta certamente foi a que mais se destacou pela boa recepção e premiação ao pracinha. O ‘’Vencedores’’ tá longe de ser um curso, mas sim uma família. E este sentimento único compartilhado por todos nós vem desde antes de eu entrar no corpo docente da instituição. ’’ – Afirmou o tenente.
‘’Por problemas de saúde, eu não pude realizar o meu sonho de servir ao Exército, mas graças ao intermédio de Deus e da minha esposa, estou realizando o sonho de milhares de pessoas há 18 anos. Deus tem um plano para todos nós, e tudo ocorre a seu tempo. Hoje, recebendo esta nobre condecoração, me sinto novamente realizado.’’ – Afirmou emocionado o Professor Willamy Shelig, grande admirador das Forças Armadas.
    Impressionado pela condecoração recebida, tamanha a dificuldade que um militar das Forças Armadas demoram para conquistar uma, as emoções não terminaram por aí. Willamy Shelig, a sua esposa Gliceia Pimentel, e toda a Família Curso Vencedores receberam um diploma simbólico assinado pelo próprio expedicionário, pelo reconhecimento aos bons serviços prestados em prol da campanha da Marcha Pelo Centenário.
    Esta campanha, promovida pelo Tenente R/2 Pinheiro desde 10 de junho deste ano (data dos 99 anos de Eurypedes Pamplona) objetiva angariar fundos para que, no ano seguinte, possa ser lançada a segunda edição do livro.
    Em 2015, o historiador conseguiu R$ 7 mil reais de patrocínio, o suficiente na época para lançar 2400 exemplares em 08 de maio de 2015, data em que celebrou-se os 70 anos da Vitória Inter-Aliada. O sucesso foi tamanho que, após a publicação, todas as cópias se esgotaram, tanto em Barreiras como por todo o Brasil. Agora reconhecido em âmbito nacional, foi graças à iniciativa do Tenente Pinheiro que o Senhor Eurypedes Pamplona recebeu mais sete condecorações, algumas oriundas do Comando do Exército e do Ministro da Defesa.
    Desde então, a procura pelos livros continua, mas só a versão digital agora está disponibilizada.
‘’ Quem conseguiu pegar o seu, está guardando a sete chaves. O livro tornou-se uma relíquia. Mas tenho fé que até o ano que vem teremos condições para lançar a segunda edição. Lembro das dificuldades de 2015. Foi o início da crise econômica, e mesmo assim não esmoreci. Comecei a buscar patrocínio apenas em fevereiro quando regressei do trecho de obras e, no entanto, tivemos sucesso. Espero que os empresários cheguem junto para colaborar, pois o nosso herói merece, e deixou de ser um completo desconhecido. Sua importância para a história e a educação moral e cívica da sociedade barreirense é incontestável!’’ – Afirma o biógrafo.
    Eurypedes Pamplona tornou-se uma celebridade na cidade.
‘’ Antes do tenente escrever a minha história, quase ninguém conhecia o meu passado. Nem mesmo alguns familiares.’’ Afirmou o veterano em meio a uma plateia atenta.
    Atenta e admirada. Após a palestra, o veterano foi assediado para tirar fotos com todos os alunos, cada um por vez, motivo pelo qual saiu esgotado as 23 horas da noite. O prazer em estar diante de um homem tão importante e ao mesmo tempo tão simples, que lutou pelos ideais de liberdade e democracia no mundo, estava presente no olhar radiante dos alunos, que já confirmaram presença na fila de autógrafos no lançamento da segunda edição no ano que vem.
    Aqueles que desejam colaborar com o lançamento da segunda edição, basta entrar em contato com o Tenente R/2 Pinheiro, através de contato telefônico ou via WhatsApp, pelo número: (77) 99870-3254.
    Vida longa ao herói nacional!
CURSO VENCEDORES INICIA A CAMPANHA DA MARCHA PELO CENTENÁRIO, COM PALESTRA DE VETERANO DE GUERRA EM NOITE DE HOMENAGENS CURSO VENCEDORES INICIA A CAMPANHA DA MARCHA PELO CENTENÁRIO, COM PALESTRA DE VETERANO DE GUERRA EM NOITE DE HOMENAGENS Revisado by CM on segunda-feira, julho 30, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

Veja dica: COMO EVITAR ASSALTO NO SEU NEGOCIO OU COMERCIO

Resumindo com o uso da Maquininha você diminui o contato direto com dinheiro, o que resulta em mais segurança para o seu financeiro. ...