Professores de Guanambi entram em greve e mais de 11 mil estudantes ficam sem aulas - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Professores de Guanambi entram em greve e mais de 11 mil estudantes ficam sem aulas


Os professores da rede municipal de ensino de Guanambi, no sudoeste da Bahia, entraram em greve nesta semana. A categoria reivindica reajuste salarial de 6,81%.

A greve começou na segunda-feira (23), após decisão tomada durante assembleia realizada no dia 13 de julho, na Câmara de Vereadores de Guanambi.

Nesta quarta-feira (25), a categoria voltou a se reunir com a prefeitura, mas não houve acordo. Não há previsão para o término da greve.

A rede municipal de ensino de Guanambi possui 35 escolas e cerca de 500 professores. No total, 11.665 estudantes estão sem aulas.

Em nota, a prefeitura informou que há intenção de conceder o reajuste, mas que não há como, devido a falta de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Segundo a administração, o repasse do Fundeb já é todo direcionado ao pagamento dos salários dos professores, necessitando ainda de uma complementação, que já atingiu um déficit de mais de R$ 2,5 milhões no ano passado.

A gestão informou ainda que se for concedido o reajuste, o déficit saltará para mais de R$ 7 milhões de reais anuais, gerando colapso das contas municipais e comprometendo o funcionamento de diversos programas, ações e obras de diversas secretarias, cujo orçamento teria de ser remanejado para arcar com os proventos dos educadores.
 
Por G1 BA

Professores de Guanambi entram em greve e mais de 11 mil estudantes ficam sem aulas Professores de Guanambi entram em greve e mais de 11 mil estudantes ficam sem aulas Revisado by CM on quinta-feira, julho 26, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

Benefícios do Mel

Além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade dig...