Ato contra a MP do Saneamento conta com a participação de empregados da Embasa - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Ato contra a MP do Saneamento conta com a participação de empregados da Embasa

Um ato realizado, na manhã de hoje (31), em frente à sede da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, contra a medida provisória 844/18, contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre empregados, diretores e o presidente da Embasa, Rogério Cedraz, além de representantes de entidades que fazem parte da Frente Nacional em Defesa do Saneamento.


O Dia Nacional contra a MP do Saneamento, como ficou conhecida a medida que muda as diretrizes do marco legal do saneamento básico no país, foi convocado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e  – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).

Dentre outros pontos, a MP obriga as prefeituras a abrirem manifestação de interesse para o setor privado antes de renovarem as concessões que autorizam as empresas públicas a prestarem os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios. “É importante que todos nós leiamos o texto da MP para podermos fazer uma defesa mais consciente do modelo que consideramos justo para a prestação dos serviços. A MP retira a autonomia das prefeituras de fecharem o contrato de programa com as empresas públicas. Na prática, essa medida acaba com o subsídio cruzado, que permite que os recursos arrecadados nos municípios mais rentáveis contribuam para a universalização dos serviços nos municípios mais pobres”, explicou o diretor técnico e de Planejamento da Embasa, César Ramos, que é o representante da empresa no conselho da Aesbe.

“A lógica da empresa privada é obter lucro. A MP abre o caminho para que o setor privado explore os municípios mais rentáveis, enquanto que as populações mais pobres enfrentarão mais dificuldades para terem os serviços expandidos em seus municípios, tornando impossível a meta de universalização dos serviços em 2033, como prevista no Plano Nacional de Saneamento Básico de 2012”, afirmou Grigório Rocha, diretor de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (Sindae), uma das entidades que participou do ato.

A MP do Saneamento vem sendo criticada por uma ampla rede de entidades do setor de saneamento, incluindo associações, agências reguladoras e órgãos locais que consideram a medida inconstitucional já que a União não poderia obrigar municípios a fazer concorrência pública, dentre outras questões.


Gerência de Comunicação Social da Embasa 

(71) 3372-4898 / 4687 / 4639 / 4295


As informações deste documento e todos os demais a este anexado são confidenciais e legalmente protegidos, somente podendo ser usados pelo indivíduo ou entidade a quem foi endereçado e exclusivamente para os fins institucionais para os quais se propõem. A utilização, divulgação, disponibilização, ou qualquer forma de compartilhamento destas informações ficam restritas às pessoas para as quais foram endereçadas e exclusivamente para os fins institucionais para os quais foram produzidos sendo ilícita qualquer veiculação ou utilização fora destes parâmetros e sujeitando o responsável a sanções disciplinares administrativas e penalmente previstas, tais como disciplinadas pelos art 482 da CLT e art 154 do Código Penal. 

The information contained in this document and all its attachments are confidential and legally protected, only for use by the intended recipient and exclusively for the institutional purposes for which it was made. The use, disclosure, release, or any form of sharing of this information is restricted to the receivers for which it was addressed and exclusively for institutional purposes for which they were produced, becoming illegal all forms of broadcasting or use outside these parameters and subjecting its responsible to administrative and disciplinary sanctions and criminal penalties, such as regulated by Article 482 of the Brazilian Labor code and by Article 154 of the Brazilian Criminal Code. 


Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras (UNB)
Ato contra a MP do Saneamento conta com a participação de empregados da Embasa Ato contra a MP do Saneamento conta com a participação de empregados da Embasa Revisado by Oeste Politica on quarta-feira, agosto 01, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

Benefícios do Mel

Além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade dig...