Bristlecones: os seres mais antigos do planeta - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Bristlecones: os seres mais antigos do planeta

Sou um daqueles malucos que gostam de abraçar árvore para pegar boas energias, apesar de ser meio ateu, meio agnóstico. Depois de uma filmagem muito exaustiva, entrei nesta busca de encontrar a árvore mais antiga do planeta. Foi aí que eu descobri as Bristlecones, que não só são as árvores mais antigas do mundo, mas os seres vivos mais antigos da Terra.


Geralmente as pessoas pensam que as árvores mais antigas são as Sequoias devido ao seu tamanho, mas as Bristlecones tem outra estratégia de sobrevivência. Crescem meio milímetro por ano e em terreno difícil, por isso acabam parecendo Bonsais gigantes.

Para filmar e fotografar esta aventura, fui para a Floresta de Inyo, na California. O Parque estava fechado para o inverno (na época do registro, no início deste ano). Um detalhe importante para proteger a árvore, os guardas florestais americanos não identificam onde ela está exatamente. É preciso se aventurar numa trilha de 5 horas numa montanha de 11 mil pés acima do nível do ar coberta de neve e buscar onde estaria a árvore secreta. Foi uma grande aventura, em especial porque não havia ninguém no parque, o sol foi se pondo e eu pensei por alguns momentos que ia congelar lá perdido no escuro.
Ironia do destino, depois desta expedição dirigi horas até Los Angeles, pedi uma pizza e o garçom era brasileiro, que disse que sabia exatamente onde estava a árvore, porque morou lá por anos e a família de um guarda florestal acabou revelando o mistério. Para manter a tradição, vou guardar o possível segredo para proteger a árvore.

Continuando a nossa série “As Árvores Somos Nozes”, que discute a relação entre civilização e natureza, o vídeo de hoje é sobre o poder de resiliência das árvores Bristlecones.

As Bristlecones têm em média 5.000 anos de idade e são sobreviventes de situações climáticas extremas, sendo assim seres vivos extremamente resilientes. Mas, recentemente, essa resiliência vem apresentando aos poucos os seus limites. Qual o nosso papel nisso?

Muito em breve lançaremos os próximos episódios da série, onde vamos contar a história do cientista que acidentalmente matou o que era considerada a árvore e ser vivo mais velho do planeta em 1964. Foi considerado um dos grandes erros da humanidade. E se você mudar a definição de ser vivo mais antigo do mundo para ser clonal – aqueles que sobrevivem fazendo clones, em breve teremos um episódio sobre Pando – a floresta mais antiga do planeta, com 80 mil anos. A floresta é formada por árvores Aspen, que se multiplicam e se reproduzem pelas raízes que são todas conectadas e vão clonando as árvores.

Barreiras Notícias / Folha
Bristlecones: os seres mais antigos do planeta Bristlecones: os seres mais antigos do planeta Revisado by Oeste Politica on sexta-feira, setembro 21, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

Veja dica: COMO EVITAR ASSALTO NO SEU NEGOCIO OU COMERCIO

Resumindo com o uso da Maquininha você diminui o contato direto com dinheiro, o que resulta em mais segurança para o seu financeiro. ...