Astrônomos encontram evidências de primeira 'exolua' - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Astrônomos encontram evidências de primeira 'exolua'

Com base em dados obtidos por dois telescópios espaciais de ponta, o Kepler e o Hubble, cientistas da Universidade Columbia encontraram evidências, pela primeira vez na história, de uma exolua, ou seja, uma lua orbitando um planeta fora do Sistema Solar.


Tudo indica que o exoplaneta Kleper-1625b, um astro do tamanho de Júpiter (para referência, o maior planeta do nossos Sistema Solar), é orbitado por uma lua – mais ou menos do tamanho de Netuno (o quarto maior planeta). A descoberA descoberta científica está publicada na edição desta quarta-feira (3) da revista Science  Advances.

As primeiras evidências da existência dessa exolua vieram com informações colhidas pelo Kepler, telescópio espacial lançado em 2009 pela Nasa, a agência espacial americana. O aparelho analisou 284 planetas "em trânsito", ou seja, no ponto em que passam em frente a seu Sol.

Os dados mostraram que, no caso do Kepler-1625b, havia registros de escurecimentos momentâneos da luz vinda da estrela, indicando, portanto, que o planeta tem um satélite em sua volta -- "uma lua que o segue como um cão na coleira segue seu dono", para usar as palavras do astrônomo David M. Kipping, um dos autores do estudo.

Endereço sideral

Kepler-1625b é um planeta descoberto em 2016. Ele orbita a estrela Kepler-1625 e se situa a 8 mil anos-luz da Terra, na Constelação de Cisne.

Quando os astrônomos se depararam com a evidência de que o planeta teria uma lua, solicitaram à Nasa imagens feitas do mesmo ponto pelo telescópio Hubble, cuja resolução é quatro vezes superior ao do Kepler. Obtiveram 40 horas de dados e puderam verificar as alterações tanto de brilho quanto de gravitação do planeta durante a movimentação. Por fim, concluíram: tudo indica que seja o primeiro registro científico de uma lua fora do Sistema Solar.

"Graças a missões de busca de planetas fora do Sistema Solar, sabemos hoje que planetas são comuns em torno de outras estrelas. Dentro de nosso Sistema Solar, satélites naturais são recorrentes, o que já nos fazia imaginar que no caso dos exoplanetas, isto também ocorra. A pergunta, portanto, não é se exoluas existem, mas quais são as suas propriedades físicas", disse o astrônomo Kipping à imprensa internacional na última segunda (1).

Barreiras Notícias / UOL
Astrônomos encontram evidências de primeira 'exolua' Astrônomos encontram evidências de primeira 'exolua' Revisado by Oeste Politica on quinta-feira, outubro 04, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

Veja dica: COMO EVITAR ASSALTO NO SEU NEGOCIO OU COMERCIO

Resumindo com o uso da Maquininha você diminui o contato direto com dinheiro, o que resulta em mais segurança para o seu financeiro. ...