Azul também é vida! - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Azul também é vida!

O senhor Waldito Bernardes de Souza, 75 anos, é a determinação em pessoa. Há cinco anos, descobriu um câncer de próstata após uma consulta no Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Apesar do susto, o otimismo sempre o acompanhou durante todo o tratamento e o tornou um vencedor nessa batalha contra a doença. Hoje, totalmente recuperado e fazendo apenas exames de rotina, seu Waldito se tornou exemplo para outros pacientes do complexo hospitalar. “Encarei tudo como um desafio. E assim fiz com o apoio da minha família e dos médicos que me acolheram durante as sessões de quimioterapia e na cirurgia que precisei realizar. Eu sabia que iria vencer!”, declara emocionado.

Embalados por essa e outras histórias de superação, os profissionais de saúde do HO estão em campanha para alertar a população sobre o câncer de próstata, a segunda doença que mais mata homens no mundo. Conhecida como Novembro Azul, a iniciativa visa chamar a atenção da sociedade para a importância do cuidado com a saúde, pois, como qualquer câncer, quando detectado no início as chances de cura são maiores. “O diagnóstico precoce permite um grande leque de opções de terapia, desde um simples acompanhamento do paciente, sem a necessidade de um tratamento específico, até a realização de cirurgia e radioterapia em casos de alto risco”, comenta o urologista Frederico Bertolino.

Com o tema “A saúde começa onde o preconceito acaba”, a campanha do HO contará com inúmeras ações voltadas à conscientização da população masculina sobre a necessidade dos exames de rotina para prevenção da doença. Entre as atividades, está a disponibilização de exames com foco específico na saúde do homem, destinados aos agentes de limpeza e de conservação de áreas públicas do município de Barreiras, onde está localizado o hospital. Para encerrar a programação, no próximo dia 22 de novembro será realizado o Dia D, com um café da manhã especial no refeitório da unidade de saúde, reunindo colaboradores, pacientes e acompanhantes em meio a orientações sobre prevenção e tratamento.

Saiba mais - O câncer de próstata é uma doença que provoca o desenvolvimento de um tumor na próstata, glândula do sistema reprodutor masculino, ocasionando dificuldade de urinar e até obstrução dos rins. A partir dos 45 anos todos os homens devem fazer os exames preventivos para detectar qualquer alteração na próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Bahia possui uma taxa estimada de 58,46 casos para casa 100 mil homens.
 
Azul também é vida! Azul também é vida! Revisado by CM on segunda-feira, novembro 12, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

Benefícios do Mel

Além de ser utilizado como adoçante natural, o mel também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a capacidade dig...