sexta-feira, novembro 23, 2018

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE REALIZA PLENÁRIA, EM BARREIRAS

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande realizou nesta quinta-feira (22), a XXXII Reunião Ordinária na Sede Regional do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, em Barreiras. Foi a primeira plenária realizada pela nova diretoria eleita no dia 21 de setembro deste ano, que tem como presidente o secretário de meio ambiente de Barreiras, Demósthenes Junior.
O encontro teve como principais pautas: a mediação de conflitos de água na região do Cinturão Verde e Comunidade Mangabeira no município de Barreiras, a composição de câmaras técnicas para o biênio 2019/2020, a criação do grupo de trabalho para elaboração do planejamento para o biênio, o licenciamento de barramentos e o retorno dos trabalhos para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, que é uma das prioridades da nova diretoria, já que é um instrumento necessário à implementação dos mecanismos da cobrança pelo o uso da água.

“O Plano de Bacia é um instrumento de gestão que se propõe nortear as ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, estimular a gestão e uso correto dos recursos hídricos na região. Ainda reúne informações estratégicas para a gestão hídrica, arbitra conflitos pelo uso da água e estabelece mecanismos, sugerindo os valores da cobrança deste uso, por isso é uma prioridade em nossa gestão”, explicou Demósthenes Júnior.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande é um colegiado instituído oficialmente pelo Governo do Estado, composto por representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, representantes da sociedade civil organizada e dos usuários, nos cargos de titulares e suplentes. Considerado como verdadeiro “parlamento das águas”, sua função é discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários, visando a harmonização do uso e a mediação de conflitos.

Demósthenes ressaltou ainda que o comitê se reunirá ainda este ano por meio de uma reunião extraordinária para deliberar sobre planejamento do biênio 2019/2020. “Temos que entrar o ano de 2019, com o planejamento das ações a serem desenvolvidas pelo comitê já definidas, por isso temos a necessidade do encontro ainda este ano”, informou.

DIRCOM Barreiras

Curta nossa Fan-Page

Postagem em destaque

PARABÉNS SÃO DESIDÉRIO