LEM
RIACHÃO DAS NEVES
COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE REALIZA PLENÁRIA, EM BARREIRAS - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE REALIZA PLENÁRIA, EM BARREIRAS

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande realizou nesta quinta-feira (22), a XXXII Reunião Ordinária na Sede Regional do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, em Barreiras. Foi a primeira plenária realizada pela nova diretoria eleita no dia 21 de setembro deste ano, que tem como presidente o secretário de meio ambiente de Barreiras, Demósthenes Junior.
O encontro teve como principais pautas: a mediação de conflitos de água na região do Cinturão Verde e Comunidade Mangabeira no município de Barreiras, a composição de câmaras técnicas para o biênio 2019/2020, a criação do grupo de trabalho para elaboração do planejamento para o biênio, o licenciamento de barramentos e o retorno dos trabalhos para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, que é uma das prioridades da nova diretoria, já que é um instrumento necessário à implementação dos mecanismos da cobrança pelo o uso da água.

“O Plano de Bacia é um instrumento de gestão que se propõe nortear as ações do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, estimular a gestão e uso correto dos recursos hídricos na região. Ainda reúne informações estratégicas para a gestão hídrica, arbitra conflitos pelo uso da água e estabelece mecanismos, sugerindo os valores da cobrança deste uso, por isso é uma prioridade em nossa gestão”, explicou Demósthenes Júnior.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande é um colegiado instituído oficialmente pelo Governo do Estado, composto por representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal, representantes da sociedade civil organizada e dos usuários, nos cargos de titulares e suplentes. Considerado como verdadeiro “parlamento das águas”, sua função é discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários, visando a harmonização do uso e a mediação de conflitos.

Demósthenes ressaltou ainda que o comitê se reunirá ainda este ano por meio de uma reunião extraordinária para deliberar sobre planejamento do biênio 2019/2020. “Temos que entrar o ano de 2019, com o planejamento das ações a serem desenvolvidas pelo comitê já definidas, por isso temos a necessidade do encontro ainda este ano”, informou.

DIRCOM Barreiras
COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE REALIZA PLENÁRIA, EM BARREIRAS COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GRANDE REALIZA PLENÁRIA, EM BARREIRAS Reviewed by CM on sexta-feira, novembro 23, 2018 Rating: 5

Curta nossa Fan-Page