Programa Prolavoura da Secretaria de Agricultura de São Desidério realiza terceira etapa - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Programa Prolavoura da Secretaria de Agricultura de São Desidério realiza terceira etapa


O lavrador Valdemar Francisco da Silva, da comunidade de Vila Nova Conceição já concluiu o processo de preparo do solo e agora espera receber as sementes para iniciar o plantio. Seu Valdemar, assim como cerca de mais de 900 produtores foram cadastrados no Prolavoura, programa da Prefeitura de São Desidério mantido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (SEAGRI). Este ano 920 famílias foram cadastradas no programa.

 
“É uma boa oportunidade para nós porque adianta o serviço da gente. Vou plantar primeiro feijão e depois capim”, comenta o lavrador Valdemar. Da mesma opinião partilha Aguinel Francisco da Silva, que já recebeu a semente e dará início ao plantio. “Estou satisfeito porque já recebi as horas máquina e a semente. Se a máquina não tivesse feito esse trabalho, a gente ainda teria que capinar. Sem esse apoio da secretaria de Agricultura seria mais difícil”, revela o agricultor Aguinel Silva.

O Prolavoura tem o objetivo de incentivar os pequenos produtores e fomentar a Agricultura Familiar. São oferecidas duas horas/máquina de trator para preparo do solo e doação de sementes. De acordo com a SEAGRI, o cronograma foi iniciado em junho com a realização do cadastro das famílias, seguido da visita às comunidades para avaliar as áreas, determinar o período de preparo do solo e reuniões com a empresa prestadora de serviço para definir o trabalho.

“Em 20 de outubro iniciamos a terceira e última etapa com os serviços de gradagem para preparo do solo e posteriormente a doação de sementes para o plantio. Lembrando que cada etapa é realizada com o acompanhamento e fiscalização dos técnicos da secretaria para garantir uma maior eficácia do programa e incentivo a produção do pequeno produtor”, explica a secretária de Agricultura, Patrícia Rocha.

“A quantidade de famílias cadastradas aumenta no decorrer no desenvolvimento do programa. As sementes de feijão e de capim foram escolhidas porque são mais adaptáveis à região. A doação de sementes é definida de acordo com a quantidade de horas/máquina disponibilizada”, complementa o técnico agrícola da SEAGRI, Erbe Pereira.

Texto: Ana Lúcia Souza

Foto: Arquivo SEAGRI
Programa Prolavoura da Secretaria de Agricultura de São Desidério realiza terceira etapa Programa Prolavoura da Secretaria de Agricultura de São Desidério realiza terceira etapa Revisado by CM on segunda-feira, novembro 12, 2018 Classificação: 5

Postagem em destaque

Veja dica: COMO EVITAR ASSALTO NO SEU NEGOCIO OU COMERCIO

Resumindo com o uso da Maquininha você diminui o contato direto com dinheiro, o que resulta em mais segurança para o seu financeiro. ...