LEM
Sem dinheiro para as contas, 47% dos aposentados trabalham para aumentar renda - Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

Sem dinheiro para as contas, 47% dos aposentados trabalham para aumentar renda

Cerca de 21% da população de idosos aposentados no Brasil continua trabalhando. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada nesta terça-feira (11). 


De acordo com o levantamento, sete em cada dez idosos no Brasil estão aposentados. Entre eles, 21% continua inserido no mercado de trabalho por razões que vão de complemento de renda a vontade de se sentirem produtivos mesmo com a idade avançada.

Enquanto 48% dos aposentados que trabalham afirmaram quererem se sentir produtivos e 46% disseram que buscam manter a mente ocupada,  47% deles informaram que trabalham por necessidade financeira.

Segundo a pesquisa, nove em cada dez (91%) idosos acima de 60 anos continua contribuindo com o orçamento de seus lares, sendo que 43% deles são os principais responsáveis pelo sustento da casa. 34% dos entrevistados recebem algum tipo de custeio — percentual que cresce para 40% entre as mulheres — vindo principalmente de pensão por falecimento do cônjuge (15%) ou de familiares (15%).

Para os que ainda precisam continuar no mercado de trabalho, apenas o valor do benefício do INSS não é suficiente para cobrir todas as despesas. “Percebe-se, muitas vezes, que os idosos não se prepararam para este momento e os ganhos com a aposentadoria acabam não sendo suficientes para manter o padrão de vida desejado", declarou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Entre os que disseram ter se preparado para a aposentadoria , em cada dez (32%) admitiram que nunca guardaram dinheiro exclusivamente para isso. A maior parte (47%) se preparou por meio da contribuição ao INSS, enquanto 34%  realizaram algum tipo de investimento privado.

Quanto aos que relataram que não se prepararam para este período da vida, os principais fatores citados foram falta de renda (29%) e de sobra de dinheiro no orçamento (25%). 

Idosos relataram dificuldades em conseguir emprego

Entre os aposentados que continuam empregados, 43% disseram ter encontrado dificuldades para conseguir uma oportunidade. Destes, 30% sentiram que o principal problema encontrado foi o preconceito com a idade avançada . 

Apesar das dificuldades e da necessidade financeira ser um dos fatores pelos quais trabalham, 76% dos idosos afirmaram que gostam do trabalho nessa fase da vida. Eles mencionam sentir satisfação por estarem produzindo (30%), orgulho de manter sua independência (20%) e gostar do que fazem e terem outros projetos para realizar (18%) como pontos positivos do emprego.

Barreiras Notícias  /  Economia - iG 
Sem dinheiro para as contas, 47% dos aposentados trabalham para aumentar renda Sem dinheiro para as contas, 47% dos aposentados trabalham para aumentar renda Reviewed by Oeste Politica on quarta-feira, dezembro 12, 2018 Rating: 5

Postagem em destaque

ACABE COM A INADIMPLÊNCIA DA SUA EMPRESA