LEM
RIACHÃO DAS NEVES
Barreiras: Temendo fechamento de escola, moradores do Barrocão protestam ~ Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

quarta-feira, janeiro 30, 2019

Barreiras: Temendo fechamento de escola, moradores do Barrocão protestam

O possível fechamento da Escola Municipal São João, que existe há 54 anos, no povoado de Barrocão de Cima, virou motivo de preocupação e reclamação por parte de moradores da comunidade.
Eles afirmam que foram pegos de surpresa com o possível fechamento da escola e transferência dos alunos para uma nova unidade escolar, haja vista que a administração municipal teria prometido a ampliação da escola e que na localidade seria construída uma nova escola pra melhor atender a classe estudantil.

Segundo relatos de pais de alunos, a medida estaria prejudicando os estudantes, já que muitos têm que se deslocar para outras localidades para estudar, sem contar que para as famílias da zona rural, o fechamento de uma escola em sua comunidade é uma perca irreparável. Eles questionam ainda que não têm conhecimento de nenhum parecer da Secretaria Municipal de Educação, justificando o fechamento da referida unidade.
Procurado pela reportagem, a Assessoria de Comunicação esclarece que o município está cumprindo uma determinação do Ministério da Educação, de nucleamento da unidade, a escola não será fechada, apenas serão retiradas algumas séries, para que não funcione de maneira multisseriada.

Presentes na zona rural do País, sobretudo em áreas de difícil acesso, as classes multisseriadas são turmas organizadas em uma sala única, em que alunos pertencentes a várias séries estudam sob a regência de um único professor. Ainda em resposta, a Dircom (Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Barreiras) informou que a Secretaria de Educação disponibilizará o transporte coletivo para levar esses alunos até outra escola no Barrocão de Baixo.

Barreiras Notícias  /  Fala Barreiras

Curta nossa Fan-Page