LEM
Estudantes do CJCC de Barreiras fazem trilhas e aprofundam estudos sobre o Cerrado ~ Blog Barreiras Noticias || O Vlog do oeste da Bahia

terça-feira, janeiro 08, 2019

Estudantes do CJCC de Barreiras fazem trilhas e aprofundam estudos sobre o Cerrado

As belezas e as características do Cerrado na região Oeste do Estado estão sendo desbravadas por estudantes da rede estadual de ensino, que estão participando, desta segunda até sexta-feira (7 a 11), de uma oficina no Centro Juvenil
de Ciência e Cultura (CJCC) de Barreiras (874 km de Salvador). Neste primeiro dia da oficina de férias ‘Desvendando o Cerrado’, eles tiveram uma aula de campo e percorreram uma trilha em uma reserva que faz parte da Área de Preservação Permanente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A oficina, com carga horária de 15h, está sendo ministrada por estudantes do curso de Geografia de UFOB, mediante parceria com o Centro Juvenil.

O universitário Cleiton Veríssimo, 22, falou sobre esta troca de experiências. “Mostrei para os estudantes a importância de conhecer e vivenciar o Cerrado. A vista de campo foi muito produtiva porque discutimos sobre a preservação da população tradicional ribeirinha do Rio Grande, além da manutenção dos recursos hídricos e, também, sobre a importância da Mata Ciliar e da Mata de Galeria”, explicou.
Para Vinícius Reis, 17, que faz o curso técnico em Comércio no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande e participa da oficina, a iniciativa é enriquecedora. “Achei a trilha muito interessante, pois tivemos a oportunidade de ver de perto uma reserva e, com isso, pude perceber que o Cerrado vai além do que a gente vê nos livros e nas pesquisas. O que mais chamou a minha atenção foi saber a função e como funcionam as Bacias Hidrográficas, além da importância para o Cerrado”, revelou o estudante.

Programação - Nesta terça-feira, a oficina prossegue com estudos no CJCC sobre “Paisagens do Cerrado” e “Uso e ocupação do Solo do Cerrado”. Na quarta-feira, a partir das 8h, os estudantes irão fazer trilhas às margens do Rio Grande, próximo ao Parque de Exposições, para que os assuntos sejam abordados à luz da proteção dos recursos hídricos.

Sobre os Centros Juvenis - O CJCC é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, que participam das oficinas no turno oposto aos quais estão matriculados. Além das cinco unidades em funcionamento em Salvador, Senhor do Bonfim, Itabuna, Barreiras e Vitória da Conquista, já estão em fase de implantação três novas unidades, em Feira de Santana, Jequié e Irecê.


Barreiras Notícias  / Ascom Secretaria do Estado da Bahia

Curta nossa Fan-Page